Professora Adriana Leônidas (de vermelho), entre os egressos organizadores da obra. Foto: Arquivo Pessoal - ACOM/UNITAU

Egressos e professores da UNITAU lançam livro sobre gestão de carreira

Link curto: https://unitau.me/46asmxg

29/09/2023 14h37

Carreira, Desenvolvimento regional, Gestão e Desenvolvimento Regional, Mestrado, Pesquisa

Os egressos do programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (UNITAU) Bruna Moreira e Victor Borges lançaram recentemente o livro “Gestão de carreira: estudos e nuances das experiências profissionais”. A obra conta com a participação de outros egressos e de docentes da Universidade.

O livro trata da gestão de carreira, um tema atual e relevante, que precisa estar em constante processo de pesquisa, trazendo atualizações e reflexões, visto que o mercado de trabalho passa por mudanças frequentemente. A obra traz sete capítulos, que se relacionam entre si, voltados para temáticas como protagonismo profissional, treinamento e desenvolvimento, competências profissionais, reinserção no mercado de trabalho e mudança de carreira.

A Profa. Dra. Adriana Leônidas de Oliveira ministra aulas no Mestrado de Gestão e Desenvolvimento Regional e é uma das coautoras do livro e contribui com o tema ao escrever um capítulo, junto a outros profissionais, sobre treinamento, desenvolvimento e educação.

“No capítulo, nós falamos sobre a avaliação das necessidades de treinamento, visto que é um processo que inclui diagnóstico, desenvolvimento, execução e avaliação. Nós tratamos do primeiro estágio, o diagnóstico, falamos sobre como as organizações podem fazer as avaliações das necessidades de carreira para desenvolver planos de treinamentos que atendam às exigências das organizações e, ao mesmo tempo, proporcionem crescimento para o funcionário”, explica a professora Adriana sobre a participação na obra.

Além da Professora Adriana, a obra conta com a presença de outros docentes da UNITAU, como a Profa. Dra. Márcia Regina de Oliveira, que trata do trabalho feminino. Outros egressos também fizeram parte da equipe, como Rafael Takei, mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional, que falou sobre o protagonismo profissional.

Letícia Botan