Foto: Arquivo - ACOM/UNITAU

Link curto: https://unitau.me/3PM8ZE7

21/09/2023 14h39 ⋅ Atualizada em 21/09/2023 14h43

PREX, Saúde, Extensão, Medicina, Ligas acadêmicas

A Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina (IFMSA) Brazil UNITAU, em parceria com a Liga Acadêmica de Pneumologia da Universidade de Taubaté (UNITAU), realiza a campanha “Desmitificando o tabagismo”, com o intuito de conscientizar a população a respeito dos riscos do uso do cigarro eletrônico. A ação está marcada para o dia 24 de setembro, das 10h às 18h, no Via Vale Garden Shopping, em Taubaté.

Segundo o levantamento do IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica), o uso de cigarros eletrônicos quadruplicou no Brasil nos últimos anos, mesmo com a proibição da fabricação e da comercialização do produto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2009.

Essa alta no consumo pode ser explicada pela ilusão de que o cigarro eletrônico é menos prejudicial ou mais higiênico do que um cigarro comum, porque, supostamente, não causa mau hálito no usuário, por exemplo. Entretanto, ambos os cigarros causam dependência e podem levar a futuros problemas de saúde, como câncer, maiores riscos de infarto e doenças respiratórias e cardiovasculares.

No evento, os estudantes devem conversar com a população e distribuir panfletos com informações sobre os benefícios de parar de fumar, da consequência do tabagismo e das estratégias para conseguir parar com esse vício. Além disso, os universitários também vão aferir a pressão das pessoas presentes.

A universitária Carla Fabiana Castelo Hinojosa, do 3º semestre de Medicina, explicou sobre a importância da ação para os futuros médicos. "É essencial para aprendermos sobre os efeitos sistêmicos do tabagismo, do cigarro eletrônico e do cigarro comum. Além disso, iremos desenvolver habilidades de conversa e de como orientar a população a parar com essa prática e indicar um estilo de vida mais saudável. Desse modo, o contato com a comunidade que o evento irá promover será de enriquecimento para o nosso conhecimento e para nossas habilidades de comunicação”.

Letícia Botan