Sua história, seu futuro: universitários orientam vestibulandos na escolha da profissão durante a Feira de Profissões UNITAU | Foto: Leonardo Oliveira

Link curto: https://unitau.me/3LvP1w2

20/09/2023 18h01 ⋅ Atualizada em 20/09/2023 18h11

Graduação, Vestibulando, Vestibular de Verão UNITAU 2024, Aluno, Feira de Profissões

Se você pudesse sentar-se à mesa de frente com uma versão sua do passado, nos tempos de vestibular, provavelmente diria que tudo até aqui valeu a pena. A sua história é importante, porque incentiva que outras sejam criadas, uma vez que os desafios, as conquistas, os tropeços e as voltas por cima fazem parte de uma jornada rumo ao sucesso.

Diz o ditado que ‘mar calmo não faz bom marinheiro’, mas poder ajudar os navegantes de primeira viagem a traçarem um percurso mais tranquilo e certeiro é algo muito nobre a se fazer. A Feira de Profissões foi a bússola escolhida por Samira Ataides Lourieri, vestibulanda e com um horizonte de oportunidades interminável na linha dos olhos. A experiência da turma de Produção Audiovisual a ajudou a traçar uma rota possível e a tirar os sonhos do papel. Com a confiança de quem pisa em terra firme, percebeu seus próprios sonhos como sementes jogadas em solo fértil, graças a ajuda dos universitários e está a um passo do vestibular. “Eu tinha em mente Produção Audiovisual ou Jornalismo. E aí eu fui visitar o estande [da Comunicação Social] e eu gostei bastante. Me interessei mais pela Produção Audiovisual, porque permite ficar por trás das câmeras, além de trabalhar com fotografia e edição de vídeo, que eu me interesso também”, comenta a vestibulanda, que estuda no colégio do Serviço Social da Indústria (SESI), de Cruzeiro.

Do ‘outro lado do balcão’, o universitário Natan Ribeiro representou o curso de Produção Audiovisual e pôde, além de ajudar estudantes como a Samira, se conectar com os seus futuros calouros e colegas de trabalho. “Eu acredito que a conversa de aluno para aluno é voltada realmente para a troca de experiências. Conversando [no estande] eu acho que é quando nós conseguimos estabelecer uma conexão com um interesse que é mútuo, o que que é benéfico para os dois lados”, comenta Natan, que veio pela segunda vez na Feira de Profissões. “É muito gratificante quando a gente consegue dar uma luz para eles sobre a área profissional”, completa o universitário.

Assim como Natan, a universitária Clara Bonafé, do segundo semestre de Arquitetura, viu na oportunidade uma maneira de passar aos futuros calouros a sua visão sobre o curso. Por acreditar em uma educação inovadora e por ter encontrado esse aspecto na UNITAU, dedicou-se a ajudar todos os alunos que vieram ao estande do curso em busca de um bate-papo. “Eu acho que bagagem todo mundo tem, e eu acho que, na verdade, todo mundo sabe no que que pode ser bom e o que que não tem nada a ver. Então, eu acho que mesmo que você se ache uma tela em branco, ninguém é uma tela em branco. Todo mundo tem alguma coisa que brilha”, reconhece a universitária que traçou sua rota profissional a partir de experiências em família. “Independente de onde e o quê você faça, que você possa gostar do que você faz”, aconselha a universitária.

Amor pelo curso é o que não falta para Luana Vital. No ano passado, ela estava na Feira de Profissões como visitante e viu a sua vida ser transformada. Representando a primeira turma de Biomedicina, Luana conta com entusiasmo sobre o valor de poder trocar de posição e poder compartilhar sonhos e experiências com os futuros calouros. “No ano passado, eu que estava aqui, com os olhinhos brilhantes, me perguntando que curso eu iria escolher”, relembra. “É muito gostoso fazer parte disso, poder mostrar para as pessoas o que é o meu curso, fazê-las se apaixonarem tanto quanto eu pela Biomedicina. Acho muito bonito isso”, conclui a universitária.

Confira o álbum completo da Feira de Profissões UNITAU.

Compromisso com o ensino. Universidade do Futuro, UNITAU.