Foto: Ana Patrícia Marinho - ACOM/UNITAU

Mestrado em Linguística Aplicada da UNITAU promove encontro nacional com profissionais da educação

Link curto: https://unitau.me/3Pp5LpG

20/09/2023 15h55 ⋅ Atualizada em 21/09/2023 14h15

Licenciatura, Linguística Aplicada, Pós-graduação, Mestrado

O Mestrado Acadêmico em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté (UNITAU) promoverá, nos dias 22 e 23 de setembro, a terceira edição do Encontro de Professores e Alunos do Vale do Paraíba (EPAVA). O evento, destinado aos profissionais e aos estudantes da Educação – como graduandos em licenciaturas, professores, gestores e coordenadores escolares –, é gratuito e será realizado exclusivamente on-line, para estimular a participação de profissionais, independentemente de sua localização geográfica.

A proposta do evento, iniciado em 2021, é promover a partilha de experiências proporcionadas pelo ambiente escolar e objetiva o enriquecimento do repertório dos profissionais de educação a partir de situações vividas por outros colegas de profissão. Dessa forma, juntos, os participantes de diversas regiões do território nacional irão multiplicar seus saberes.

A partir da temática “As vozes plurais da escola”, o EPAVA 2023 busca a promoção de ações, além das estipuladas pelas grades curriculares e que visam à implementação de uma educação inclusiva e equitativa nas escolas do país. Para tanto, o público participante irá relatar seus passos rumo à melhora do sistema de ensino no Brasil.

A Profa. Dra. Eliana Vianna Kozma Britto, docente do Mestrado em Linguística Aplicada, comenta sobre a participação dos mestrandos no Encontro. “Os mestrandos em Linguística Aplicada da UNITAU estão muito envolvidos na inciativa e muitos já são professores na educação básica, tanto na rede pública como na rede particular. Então, ao participarem do EPAVA, eles terão esse momento privilegiado para disseminar as experiências deles ao longo do Mestrado, além de poderem absorver novas informações sobre ações experimentadas por outros profissionais da Educação em ambientes escolares diversos, constituindo uma oportunidade extremamente enriquecedora para as suas formações”, afirma a professora.

O terceiro EPAVA, pautado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 e 11 da Organização das Nações Unidas (ONU), referentes à “Educação de Qualidade” e “Redução das Desigualdades”, respectivamente, terá um diferencial: os relatos compartilhados serão reunidos e publicados em um livro digital para que possam ser consultados ao longo dos próximos anos.

O EPAVA 2023 será realizado das 14h às 21h30, no dia 22 de setembro, e das 9h às 12h, no dia 23 deste mês. Os interessados em participar da atividade devem fazer a inscrição até o dia 21 de setembro neste link.

Ana Patrícia Marinho