O intercâmbio é realizado de forma remota, então o aluno pode assistir as aulas em qualquer lugar | Foto: Geovana Petrucelli - ACOM/UNITAU

Programa de Intercâmbio Acadêmico Latinoamericano abre período de candidaturas para internacionalização gratuita e online

Link curto: https://unitau.me/48hwn4D

18/09/2023 16h39 ⋅ Atualizada em 18/09/2023 16h43

EAD, Graduação, Extensão, Escritório de Relações Internacionais, Internacionalização, Intercâmbio, PILA, ALUNO

Estudar na UNITAU torna a sua formação mais completa e cheia de possibilidades. A internacionalização é uma delas e, pela segunda vez, por meio de parcerias da Universidade com instituições estrangeiras, você pode aproveitar a chance de ampliar a sua bagagem cultural e acadêmica por meio do Programa de Intercâmbio Acadêmico Latinoamericano (PILA).

Por meio do PILA, você pode optar por uma disciplina das três áreas de conhecimento - humanas, exatas e biociências - oferecidas em Instituições de Ensino Superior da Argentina, Uruguai, Paraguai, Nicarágua, Colômbia, Cuba, México e Chile. O curso é gratuito e online, ou seja, você pode estudar em uma instituição internacional sem sair de casa.

Para fazer a sua inscrição, é necessário estar regularmente matriculado(a) na graduação presencial ou EAD e procurar pela disciplina de interesse no catálogo disponível neste link. Mas fique atento(a), pois cada instituição apresenta requisitos diferentes para a candidatura. Depois de escolher uma disciplina para chamar de sua, basta preencher a ficha de candidatura neste outro link e enviar uma cópia do cadastro via e-mail para o Escritório de Relações Internacionais da UNITAU (ERI) cci@unitau.br. O escritório entrará em contato com você e depois cuidará do restante do processo, que consiste no envio da carta de recomendação e recebimento do termo de aceite da candidatura.

Intercâmbio cultural e acadêmico

Fazer intercâmbios, sejam eles acadêmicos virtuais ou geográficos, promove um novo olhar sobre a sua área de conhecimento e sobre os estudos diante de temas ligados à sua área de atuação. Essa perspectiva muda de acordo com o país justamente porque a bagagem cultural e os desafios sociais são diferentes. Quanto maior o seu repertório sobre a sua profissão, maior será o seu destaque no mercado de trabalho, seja ele regional, nacional ou internacional, como explica a Profa. Dra. Adriana Leônidas, coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Pró-reitoria de Extensão. “A gente tem constatado que os(as) universitários(as) têm vários ganhos na parte de formação porque adquirem um conhecimento diferenciado, um conhecimento inserido em um contexto sócio-cultural e econômico diferente do nosso país e isso amplia muito a competência intercultural na sua formação”, observa a professora, que ainda enfatiza os ganhos de ‘soft skills’ que vão além da sala de aula. “O universitário ou universitária que faz a internacionalização é uma pessoa que desenvolve a competência de se relacionar com pessoas com características diferentes, tem maior abertura para o novo, desenvolve a sua flexibilidade e sua capacidade de formação de relações interpessoais”, completa Profa. Adriana. “São ganhos que a gente fala que são ganhos do seu capital de mobilidade, que é um capital simbólico hoje muito necessário, importante para qualquer profissional de qualquer área”, conclui.

Compromisso com o ensino. Universidade do Futuro, UNITAU.