(Foto: Aquarela Fotografia)

Link curto: https://unitau.me/45FkYde

06/09/2023 09h01

Aluno, Ligas acadêmicas, Caraguatatuba, Medicina

A Liga Acadêmica de Cirurgia Geral (LIAC) da Universidade de Taubaté (UNITAU) promoveu o 1º Simpósio de Cirurgia Geral no campus de Caraguatatuba. O encontro, realizado no último dia 19, reuniu estudantes de Medicina, professores e cirurgiões inseridos no mercado de trabalho para discutir sobre as tendências e principais atividades dessa especialidade médica.

O presidente da LIAC e aluno do 3º semestre de Medicina Guilherme da Silva dos Santos compartilha a origem da iniciativa. “A liga nasceu em maio deste ano. Desde então, nós [participantes da Liga] queríamos marcar o início dessa jornada. Por isso, decidimos promover o 1º Simpósio de Cirurgia Geral. A ideia era promover um evento teórico e prático para que os alunos pudessem ter um contato mais próximo com a especialidade, além de propiciar um maior contato entre profissionais da região e universitários”.

O simpósio foi dividido em dois momentos. O primeiro consistiu em um ciclo de palestras, as quais aprofundaram algumas especialidades médicas, como: Cirurgia Pediátrica, Oncológica e Trauma. Além disso, promoveram a discussão sobre a importância de os cirurgiões terem domínio sobre a Cirurgia Geral para terem um bom desempenho profissional. Já o segundo momento foi um workshop de sutura com o vice-reitor da UNITAU e um dos professores coordenadores da LIAC, Prof. Dr. Luiz Carlos Maciel.

Evento contou com a participação de cirurgiões atuantes no mercado de trabalho (Foto: Aquarela Fotografia)

Ele comenta a importância do envolvimento da comunidade estudantil em atividades fora das salas de aula. “Atividades além da sala de aula permitem que os alunos conheçam melhor as especialidades médicas bem como a participação e o desenvolvimento das primeiras habilidades técnicas, graças às atividades teórico-práticas, além de estimular o trabalho em equipe e a união dos universitários”.

O professor ressalta, ainda, a relevância da reflexão sobre a especialidade tema do simpósio. “A Cirurgia Geral é a primeira etapa na carreira de todas as especialidades cirúrgicas, tais como Urologia, Cirurgia Plástica, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Pediátrica, entre outras. Portanto, é fundamental que os futuros cirurgiões, independentemente da especialização que escolherem, aprofundem seus conhecimentos em Cirurgia Geral”.

Para conferir os próximos passos da LIAC, acesse este link.

Ana Patrícia Marinho