Apresentação ENICs Baby, Kids e Teens do CICTED no Colégio UNITAU | Foto: Leonardo Oliveira/ACOM-UNITAU

Prazo para inscrição em Congresso Internacional de Ciência da UNITAU é estendido

Link curto: https://unitau.me/3Z2VUuf

05/09/2023 15h20

Congresso, ENIC, Pesquisa, CICTED

O Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted), realizado pela Universidade de Taubaté (UNITAU) estendeu o prazo para as inscrições de projetos até o dia 15 de setembro. O evento, que chega a 12° edição, é uma grande oportunidade para os estudantes e para os professores apresentarem projetos já concluídos ou que ainda estão em fase de desenvolvimento.

O Cicted acontece nos dias 18,19 e 20 de outubro e é aberto à participação de alunos e professores de outras instituições de ensino, de diversas idades, que podem apresentar os trabalhos em uma das categorias que abrangem desde os estudantes do ensino básico até os de pós-graduação.

A Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala, membro da comissão organizadora, explica que as pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre que tipo de trabalho pode se tornar um projeto adequado para a apresentação no Cicted. Ela explica que uma atividade desenvolvida em determinada disciplina, dentro ou fora de sala de aula, pode ser estruturada para se tornar um projeto de pesquisa.

“Muitas vezes, o tema faz parte do nosso cotidiano, então devemos ficar atentos às oportunidades e aos nossos interesses. Quando os alunos participam de uma viagem de trabalho de campo, que diversos cursos da UNITAU promovem, por exemplo, eles podem coletar dados, transformar em um trabalho e apresentar no Cicted. E, muitas vezes, os alunos não sabem disso”, explica a professora Rachel.

Os projetos de alunos do ensino básico são divididos entre as categorias: Enic baby; Enic kids; Enic teen; Enic jr e Sempre. Já os professores podem apresentar os trabalhos no Enic; Enic EAD; Semex e Seduni. Os universitários devem adequar seus projetos em uma dessas categorias: Enic; Enic EAD; MPP e Semex. Por fim, caso seja um estudante de pós-graduação, o trabalho deve se enquadrar entre as categorias MPG ou MPP.

Inscrições devem ser feitas pela internet

O primeiro passo para a submissão do trabalho é saber em qual das modalidades acima o projeto se enquadra. Para descobrir isso, basta acessar este link. A Profa. Dra. Rachel Abdala também dá algumas dicas importantes sobre como fazer o resumo solicitado na inscrição.

“Seja claro, objetivo, indique sua metodologia e objetivo. Tenha tudo claramente definido. Não fique tão preso no tema escolhido e, sim, em como o trabalho foi desenvolvido”, diz a professora.

Após a inscrição, a pesquisa é avaliada por uma banca. Depois da aprovação, o congressista deve se preparar para a apresentação, que acontece entre os dias 18 e 20 de outubro. Para mais detalhes e para fazer a inscrição, acesse: unitau.br/cicted

Letícia Botan