Bolsa Mérito: do esforço ao reconhecimento

Link curto: https://unitau.me/47XIeV9

01/09/2023 17h26 ⋅ Atualizada em 06/09/2023 15h45

Reconhecimento, PRE, ALUNO, Bolsa Mérito

Quem chegava no Auditório do campus Bom Conselho na tarde desta quarta-feira, 30 de agosto, era recepcionado com música. No palco, o universitário e músico, Enzo Carvalho da Silva, deu o clima na voz e violão. Aos poucos, o local foi tomado por professores, universitários, familiares e amigos para a cerimônia de entrega dos certificados da Bolsa Mérito. A Universidade de Taubaté (UNITAU) a cada semestre, premia 30 que se destacam em seus respectivos cursos, reconhecendo não apenas o seu desempenho nas salas de aula, mas também a resiliência a partir dos desafios superados. A premiação não é somente uma recompensa, mas uma celebração do esforço incansável e do compromisso com a excelência acadêmica que esses alunos representam.

A música “I Gotta Feeling”, do grupo Black Eyed Peas, entrou para a playlist colaborativa em que os contemplados pela Bolsa Mérito puderam escolher qual seria a melhor trilha sonora para o momento. O ‘hit’, que traz toda uma atmosfera de comemoração, foi escolhido pela universitária Alexia Gau Vignard Rosez, de Engenharia Aeronáutica. A seleção não foi por acaso, visto que ela, ao receber a notícia sobre a Bolsa Mérito, explodiu de alegria após tantos desafios superados ao longo da jornada. “Foi maravilhoso [ser contemplada], porque eu não sabia que a UNITAU tinha esse prêmio. Eu realmente sempre foquei em dar o meu melhor nos estudos e quando eu recebi essa notícia, eu estava trabalhando e comecei a gritar no meio do trabalho”, relembra a aluna. “Eu fiquei muito feliz. É uma realização pessoal muito grande”, completou. É fato que cada estudante tem o seu jeito de estudar, mas a otimização do tempo foi a grande aliada de Alexia neste período. “Na minha rotina de estudos, eu confesso que eu não tenho muito tempo, então o que eu tenho, eu preciso otimizar para os meus estudos. Hoje eu tenho a oportunidade de trabalhar online, então acaba sendo mais fácil e eu estudo na hora do almoço mesmo, que é o tempo que eu tenho para estudar”, relata. O sucesso é dela, mas carrega o nome de pessoas importantes que a apoiaram nesta jornada rumo ao reconhecimento pelo bom desempenho acadêmico. “Meus pais são minha base, o meu porto seguro, a quem eu posso contar a todo momento, quem me incentivam quando eu falo ‘não aguento mais, eu vou desistir’ (...) Eles sempre me ajudaram nas minhas dúvidas, a gente conversa muito e eu brinco até que eles são meus amigos. Meus pais são meu porto seguro, o centro de tudo”, dedica Alexia.

Alexia dedicou a Bolsa Mérito aos seus pais | Foto: Leonardo Oliveira / ACOM-UNITAU

Premiada pela terceira vez, e desta com a maior média entre os alunos, a universitária Giovanna Maria Landim Souza, do curso de Ciências Contábeis, acumula conquistas e determinação. “É muito gratificante, tanto que no dia que recebi a notícia, eu chorei. Eu estou no terceiro ano e esse é o meu terceiro como bolsista mérito. Todos os anos eu busco muito mais”, almeja. Seu empenho foi reconhecido também no trabalho, visto que passou de estagiária para contratada. A falta de tempo por conta da nova carga horária de trabalho, porém, não foi uma barreira para conquistar novamente a Bolsa Mérito. “Cada esforço, cada 0,2 que a gente ganha faz a diferença no final. E para mim é muito importante porque eu realmente me esforço para estar aqui todos os anos”, finalizou.

Giovanna recebeu seu certificado diretamente das mãos da Pró-reitora Profa. Dra. Alexandra Magna | Foto: Leonardo Oliveira / ACOM-UNITAU

Já para a representante do curso de Jornalismo na Bolsa Mérito, Gabriela Barbosa Meurer, a conquista veio depois de algumas reviravoltas. Com o diploma de administradora nas mãos e muita coragem na bagagem, ela decidiu mudar a rota rumo à Comunicação. Teve desafios, contando uma pandemia no meio do caminho, mas manteve vivo o desejo de fazer o que ama e retornou para perseguir seu sonho de ser jornalista. “Eu sentia que eu não me encaixava nessa área e meu sonho sempre foi cursar Jornalismo. Voltar foi a chance de realizar um sonho e de conseguir me colocar no mercado de trabalho de uma forma que eu me sentisse plena também”, disse a aluna. A um passo de se tornar jornalista, a Bolsa Mérito serve para ela como uma dose a mais de confiança para exercer a profissão em um futuro próximo. “Eu tive uma trajetória um pouco longa para chegar até aqui e ter esse reconhecimento neste momento, principalmente de um curso que eu achava que eu não teria capacidade de fazer, é um sentimento de reconhecimento até para mim mesma, para me fortalecer na minha profissão”, conta a estudante.

Gabriela foi acompanhada dos pais para a cerimônia | Foto: Leonardo Nobrega / ACOM-UNITAU

Sobre a Bolsa Mérito

A Bolsa Mérito da UNITAU representa um reconhecimento aos estudantes com desempenho de destaque. Para enaltecer o esforço e a dedicação dos universitários, o benefício concede um desconto de 30% no valor das mensalidades ao longo do semestre. Para isso, é necessário estar regularmente matriculado(a) em um curso de graduação presencial, ter pelo menos 75% de frequência nas aulas no semestre anterior e manter uma média igual ou superior a 9,0 nesse mesmo período. No próximo semestre, você pode ser o(a) próximo(a) bolsista mérito!

Compromisso com o sucesso. Universidade do Futuro, UNITAU
Igor Zamforlim