Egressos retornam para a UNITAU para inspirar estudantes de graduação | Foto: Leonardo Oliveira/ACOM-UNITAU

Egressos retornam à UNITAU para trocar experiências com estudantes da graduação

Link curto: https://unitau.me/3YWYnpO

31/08/2023 17h00 ⋅ Atualizada em 01/09/2023 08h46

Egresso, Sucesso, CICTED, ALUNO

 

“Viver é partir, voltar e repartir”. A poesia embalada pelo som do Emicida, rapper brasileiro, sobre os movimentos naturais da vida pode resumir o retorno dos egressos à Universidade. Sempre de portas abertas, os Departamentos recebem egressos para a partilha de sonhos realizados, histórias de vida e de carreira. Essa troca de ideias permite aos alunos(as) e profissionais um panorama sobre as áreas de atuação e, consequentemente, sobre o mercado de trabalho.

Claro, não faltam oportunidades para encontros, reencontros e para virem à tona as boas memórias dos tempos universitários àqueles que já fazem do diploma uma porta de entrada para o sucesso profissional e pessoal.


“Aqui eu consigo ver você”

É essa a frase que Michele Boche, arquiteta formada pela UNITAU, destaca ao relembrar os seus propósitos. Ela retornou ao Departamento no coração de Taubaté para a 45ª Semana da Arquitetura, o mesmo cenário onde, ainda enquanto aluna, Michele viu florescer a sua paixão por observar paisagens e registrar as maneiras de se habitar no mundo. Ao lado dos colegas, ajudou a criar o Focau, o grupo de estudos de fotografia do Departamento. Para ela, os aprendizados durante os cinco anos na Universidade foram muito além de entender como arquitetar estruturas, mas sim uma maneira de vislumbrar pontes para a justiça social, temática que ela retrata em sua primeira exposição fotográfica chamada “Entre Nós”, cuja abertura aconteceu durante a semana pedagógica do curso. Com o incentivo dos professores, a fotografia deixou de ser apenas um hobby e se tornou a sua principal lente para observar as pessoas e seus modos de vida, além de ter se tornado o seu legado para os estudantes que vieram depois dela e que mantém o grupo ativo na Universidade. “Quando eu vim para cá [UNITAU] eu pensei, eu preciso transformar minha observação do mundo em projetos, porque as pessoas precisam ter lares que falam deles, que sejam eles, e não seja só um lugar de moradia. Eu senti a necessidade de fazer diferente”, relembra Michele. “A arquitetura foi um ‘redescobrir’ sobre mim mesma. Foi me despir completamente e entender o que eu era e o que eu quero, e aonde eu quero chegar, mesmo com as dificuldades. Então, todas as minhas fotografias, o que eu tento mostrar ou enquadrar, é a beleza que a gente encontra onde ninguém encontra”, explica a egressa.

Michele Boche, egressa de Arquitetura, durante a montagem da sua primeira exposição “Entre Nós”. Ao fundo, um dos seus primeiros registros mostra uma comunidade carioca, um dos trabalhos de destaque na carreira. | Foto: Jaíne Monteiro/ACOM-UNITAU

“É como voltar para casa”

É esse o sentimento da egressa de Direito, Maria Teresa Leite, ao retornar à UNITAU. A advogada e vice-presidente da OAB/Taubaté foi uma das palestrantes na 46ª Semana Jurídica em um painel especial sobre a atuação feminina no Direito. “Depois de quase 30 anos, eu retorno hoje como palestrante nesta casa. Não tenho palavras para descrever a emoção que eu estou sentindo, a alegria de ter sido convidada e a gratidão por esta casa, pela UNITAU ter feito de mim a profissional que eu sou hoje”, relata emocionada. Ela relembra com carinho os tempos de estudante, os sonhos que se realizaram e ainda deixa uma mensagem àqueles que estão na mesma jornada. “Para quem está trilhando as carreiras dentro da UNITAU, tenha muito amor por essa casa. Não é tão simples a gente encontrar pessoas com tanto amor e dedicação como a gente encontra aqui.A Universidade de Taubaté possui uma forma de agir e de pensar muito humana, muito doce, muito empática e ela abraça a cada aluno”, aconselha. “Aproveite porque passa rápido e depois fica o sentimento de saudade”, completa.


Da direira para a esquerda, Maria Teresa Leite, vice-presidente da OAB/Taubaté, ao lado de Márcia de Castro, Juíza auxiliar na comarca de Taubaté, Marcela Agostinho, Promotora de Justiça, e Elisângela Estéfano, Delegada de Polícia, durante a sua primeira palestra na UNITAU durante a 46ª Semana Jurídica | Foto: Renata Moraes/ACOM-UNITAU


Paixão dentro e fora das quatro linhas

O futebol sempre fez parte da vida e dos sonhos de Victor Campos, fisioterapeuta formado pela UNITAU. Apaixonado por esporte, sempre viu no futuro uma possibilidade de aliar todas as suas paixões em um só ofício e, para isso, traçou seus objetivos e se manteve persistente para fazer o que ama dentro e fora das quatro linhas. “O interesse surgiu desde a época de universitário. Quando eu cursava no terceiro ano, já consegui um estágio dentro da área de futebol e de lá pra cá eu só fui me aperfeiçoando. Busquei cursos, networkings, visitei grandes clubes e clínicas que são referência. Isso foi o que me motivou cada vez mais, além do esporte em si ser algo fantástico”, relembra o egresso, que hoje atua na comissão técnica da equipe profissional de futsal masculino do Sport Clube Corinthians Paulista e retornou ao Departamento de Fisioterapia para trocar conhecimentos com os estudantes. “É sempre um prazer poder vir aqui. Quando a professora Alexsandra me manda mensagem, faço questão de vir, dou um jeito na minha rotina”, conta. “É sempre bom voltar para a nossa casa e poder agregar pros alunos. Isso é muito importante, seja para nós, profissionais, mais ainda mais para eles”, comenta Victor.


Victor oferece aula e treinamento prático de avaliação física aos alunos de Fisioterapia e de Educação Física | Foto: Leonardo Oliveira/ACOM-UNITAU

Egressos no XII Cicted

O Congresso Internacional de Ciência Tecnologia e Desenvolvimento, o Cicted, chega na sua 12ª edição com a participação de toda a comunidade acadêmica, bem como da comunidade externa e, claro, dos egressos. Ao longo de quase 50 anos, aqueles que passaram pela UNITAU retornarão para a Universidade durante o Congresso para as mais diversas atuações, seja em palestras, na monitoria, ou até mesmo na apresentação de trabalhos.

Para participar como monitor, entre em contato com a comissão organizadora pelo e-mail cicted23@gmail.com ou para se inscrever como palestrante, clique aqui. Para inscrever o seu trabalho até 15 de setembro, clique aqui.


Compromisso com o ensino. Universidade do Futuro, UNITAU.
ACOM/UNITAU