XII Cicted reúne alunos e pesquisadores de todas as idades em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável | Foto: Igor Zamforlim/ACOM-UNITAU

Confira o passo a passo para inscrever o seu projeto no XII Cicted

Link curto: https://unitau.me/3P8AZlZ

23/08/2023 11h03 ⋅ Atualizada em 23/08/2023 11h30

CICTED, ALUNO, Pesquisa, ENIC, MPP, SEMEX

O Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted) é um dos eventos mais aguardados pela comunidade acadêmica e a 12ª edição já está chegando. O prazo final para as inscrições de trabalhos termina no dia 31 de agosto, mas ainda dá tempo de participar. Se você, aluno(a) da do Ensino Básico, Ensino Médio, graduação presencial, EAD ou pós-graduação, e tem uma pesquisa finalizada ou um trabalho em andamento, esse é o seu momento de mostrar ao mundo as suas melhores ideias.

O Cicted é aberto não só para você, aluno(a) UNITAU, como também para alunos(as) e professores de instituições do Brasil e do mundo. Desta forma, existe uma troca de experiências no evento que permite o debate para projetos futuros ou o aprimoramento daquilo que já está em andamento, sejam eles aplicados ao acadêmico ou profissional.

Primeiro passo: encontre a sua categoria

Como parte da programação do XII Cicted, o Encontro de Iniciação Científica (ENIC) reúne alunos e alunas de todas as idades, da educação infantil até a graduação, seja presencial ou EAD. Isso significa que todos podem inscrever trabalhos de iniciação científica para avaliação, independente do ano em que se encontram na escola, nem mesmo o semestre no curso de graduação.

Nesta categoria, se você é estudante EAD, a sua apresentação será de forma remota e oral. Já para os demais casos, do ensino básico ao Ensino Superior presencial, as apresentações acontecem presencialmente durante o Congresso, em formato de pôster e apresentação oral.

Outra categoria de apresentação é a Mostra de Projetos de Pesquisa (MPP), que é voltada para alunos e alunas da graduação e pós-graduação. Nela, alunos com projetos já em andamento podem submetê-los para avaliação, ou seja, diferente do ENIC, o MPP permite a apresentação de  projetos de pesquisa em andamento, com os resultados esperados.

Já o Seminário de Extensão (Semex) reúne extensionistas em relatos de experiências durante os atendimentos à comunidade. A ideia é dividir casos de sucesso em que a teoria e a prática puderam solucionar ou atender uma demanda da sociedade. Neste caso, a apresentação é em formato de seminário (em slides), de forma oral.

Segundo passo: inscreva o seu trabalho

Após se avaliar sobre qual categoria você tem interesse de participar, é hora da inscrição. Você precisa fazer um login na plataforma Even3 utilizando um e-mail e uma senha. Fique ligado(a), pois é por este e-mail que você receberá as novidades sobre o Congresso e as devolutivas sobre o seu trabalho. Você pode clicar aqui para conferir o vídeo tutorial sobre como se inscrever e conferir aqui o modelo de banner para a apresentação e o modelo de slides para apresentação oral. Clique aqui para inscrever o seu trabalho até 31/08.

Terceiro passo: a avaliação

Depois de inscrever o seu trabalho, é hora do time de professores avaliadores entrar em ação. Docentes e egressos da Universidade, bem como docentes de outras instituições do país avaliam, dentre outros aspectos técnicos, a adequação ao tema. Por isso é importante que você saiba tudo sobre o tema e fique atento(a) às dicas que preparamos para você.

Quarto passo: apresente as suas ideias

Após a aprovação do trabalho, é hora de preparar a apresentação. Ela acontecerá entre os dias 18 e 20 de outubro, de acordo com a categoria inscrita. A apresentação do projeto permite que ele receba um olhar de pessoas de diferentes idades, cargos e até mesmo cursos, fazendo com que essas pessoas possam influenciar e mostrar diferentes diretrizes para a sua pesquisa.

A Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala, membro da comissão executiva do XII Cicted explica que esta é a chance de trocar ideias e enriquecer ainda mais aquilo que você deseja fazer com a sua pesquisa ou projeto. “Você tem a oportunidade de ouvir sugestões, de ouvir apontamentos para além daqueles que você já ouve do seu orientador, dos seus professores. É uma experiência formativa muito importante”, enfatiza a professora, que também explica a importância do engajamento dos alunos na pesquisa para o currículo acadêmico e profissional. ”Não tenha medo, não é um bicho de sete cabeças. Quanto mais você vencer esse medo e começar, mais você vai se fortalecendo e ampliando sua experiência”, aconselha a professora.

Quem mergulhou de cabeça nessa aventura foi a Isabella Cristine Cesar dos Santos, aluna do 4º semestre de História, que participará pela segunda vez do Cicted. A temática do trabalho dela foi ampliada justamente a partir dos aprendizados que ela adquiriu na primeira apresentação no Cicted. “É uma experiência a mais que você tem. Você está mostrando o seu trabalho, ele está sendo avaliado, tem pessoas interessantes que passam, perguntam o que é, ficam curiosos”, relembra Isabella. A aluna ainda viu na oportunidade uma abertura para networking com outros pesquisadores e o projeto dela cresceu tanto, que está sendo aplicado na sociedade. “Bem, primeiro a experiência de você ter contato com outras pessoas, no caso a minha orientadora. Ela não dá aula aqui na graduação, ela dá aula no mestrado, então você descobre o mundo novo do mestrado, que é totalmente diferente da graduação. Agora esse projeto, ele está vinculado com a promotoria, virou um projeto maior”, comenta a aluna.

Compromisso com a ciência. Universidade do Futuro, UNITAU.

Igor Zamforlim