(Foto: Leonardo Oliveira/ACOM UNITAU)

Egresso da UNITAU, fisioterapeuta do Corinthians palestra para alunos

Link curto: https://unitau.me/3sj5fSt

18/08/2023 11h36

Saúde, Egresso, Fisioterapia

Na última segunda-feira (14), o egresso da Universidade de Taubaté (UNITAU) e fisioterapeuta da comissão técnica da equipe profissional de futsal masculino do Sport Clube Corinthians Paulista Victor Campos de Faria retornou à Instituição para compartilhar com os graduandos as suas vivências e o seu cotidiano profissional.

O encontro, promovido pela Profa. Dra. AlexSandra Oliveira Cerqueira de Soares, objetivou a partilha de informações sobre o cotidiano de um fisioterapeuta esportivo com os graduandos de 5º ao 8º semestres do curso de Fisioterapia, além dos alunos participantes do projeto de extensão “Movimento Integral”, que une a Fisioterapia e o Esporte, por meio do treinamento de atletas de diversas modalidades do município de Taubaté.

A Profa. AlexSandra comenta a importância desse entendimento do mercado profissional ainda na Universidade para os alunos. “Esse contato é muito importante porque, apesar de os graduandos receberem conhecimentos teóricos sobre a profissão e suas áreas de atuação, eles ainda, por não estarem formados, não vivenciam o dia a dia de um fisioterapeuta. Então, essas informações e os conhecimentos que só a rotina profissional proporciona, graças ao Victor, agora, felizmente, já são de conhecimento deles, tornando-os mais preparados para o mercado de trabalho.”

Ao longo da manhã de palestra, o egresso compartilhou sua rotina de trabalho, além de estratégias, procedimentos e metodologias que utiliza com seus pacientes atletas de alta performance. Em seguida, propôs uma dinâmica para os presentes: eles, uma vez divididos em grupos, tiveram de avaliar a ficha médica de um atleta de alto rendimento e criar um plano de tratamento para esse paciente, além de apresentar suas ideias. Dessa forma, os alunos puderam praticar e aliar os conhecimentos obtidos em sala com as informações expostas pelo profissional.

O acadêmico do 6º semestre de Fisioterapia Jonas Diniz Moradei relata a sua perspectiva acerca da experiência. “Foi uma oportunidade muito boa para nós [alunos], pois pudemos conhecer mais uma área de atuação pela qual o fisioterapeuta pode optar. O Victor nos mostrou todas as tarefas que um fisioterapeuta esportivo realiza, algumas das quais vão além da Fisioterapia, como elaboração de planilhas com os desempenhos dos pacientes e análises de performances, por exemplo. Conteúdos engrandecedores não só para a nossa vida universitária, mas também para a nossa perspectiva sobre a profissão”.

O fisioterapeuta comentou sobre como foi regressar à Universidade de Taubaté. “É sempre um prazer retornar à nossa casa e poder agregar [conhecimento] na vida dos alunos. Foi aqui, na UNITAU, que tudo começou e, graças a ela, muitas portas se abriram para mim. Esse encontro foi uma grande oportunidade para aprendermos juntos: profissionais e universitários”.

Ele também compartilhou dicas para os interessados em atuar, assim como ele, em uma posição de prestígio no mundo da Fisioterapia Esportiva. “Costumo falar sempre que devemos correr atrás dos nossos sonhos, ir sem hesitar. Então, caso seja a sua vontade, participe de congressos, construa uma boa rede de contatos por meio do networking, converse com profissionais da área, procure visitar centros fisioterápicos esportivos etc., porque a Fisioterapia Esportiva vale a pena. Ela é uma área um pouco restrita, mas igualmente fantástica e gratificante”.

Ana Patrícia Marinho e Gabi Moura