XII Cicted recebe inscrições de trabalhos até 31 de agosto | Foto: Leonardo Oliveira/ACOM-UNITAU

Dicas para aproveitar o XII Cicted

Link curto: https://unitau.me/3sd67aZ

17/08/2023 15h54 ⋅ Atualizada em 17/08/2023 16h14

ODS ONU, ENIC, ciência, Pesquisa, ALUNO, CICTED, objetivo

Entre os dias 18 e 20 de outubro, o Departamento de Gestão e Negócios (GEN) e o Colégio UNITAU serão palco da 12ª edição do Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento, um dos maiores eventos anuais da Universidade. Você, aluno(a), faz parte disso e, junto com os professores, os funcionários e a comunidade externa, tornaremos a Universidade um lugar para produzir, discutir e aplicar a ciência.

Para você não ficar de fora, reunimos algumas dicas para aproveitar ao máximo o Congresso. Se liga:

Mergulhe fundo no tema: Nada de molhar só os pés, hein! Neste ano, em alinhamento com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e, consequentemente, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável” será evidenciado em todos os trabalhos apresentados no Congresso. É importante que você saiba que independente da área de conhecimento - exatas, humanas ou biociências - as suas visões sobre o mundo são relevantes e podem contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Mostre as suas melhores ideias: Se você tem vontade de inovar, transformar, refletir, problematizar algum assunto ou técnica relacionada a sua área, esse é o seu momento. Eventos como o Cicted são muito produtivos, porque ampliam a sua visão sobre a sua própria área e promovem também uma troca de conhecimentos entre áreas completamente diferentes. Aproveite essa chance, porque o prazo para inscrição de trabalhos vai só até 31 de agosto.

Invista no que te tira da zona de conforto: Tem alguma ideia legal martelando na sua cabeça, mas você não sabe por onde começar? Então respire, escreva tudo com o máximo de detalhes que conseguir e procure por um professor ou professora que possa orientar você neste momento de desenvolvimento do trabalho. Sempre tem um trabalho feito em sala que pode ser um bom ponto de partida para um projeto, ou até mesmo uma atividade prática que pode servir para o pontapé inicial de uma pesquisa. O importante mesmo é que se você tem vontade de participar da produção científica na Universidade, invista nisso. Conhecimento nunca é demais e, claro, ideia boa é ideia compartilhada, certo?

Ouça a voz da experiência: É calouro ou veterano e nunca participou do Cicted? Uma boa alternativa é contar com os colegas que já vivenciaram o Congresso, seja apresentando trabalho, acompanhando a programação ou até mesmo como monitor(a). E, sim, existem várias maneiras de participar, viu? Todas elas são para você! Aproveite para dar uma espiadinha em como foram os bastidores da última edição e o álbum com os melhores momentos.

Seu futuro é agora: Um Congresso internacional como o Cicted é um espaço de integração e de networking. Vale a pena interagir em palestras, receber visitantes interessados pelo seu trabalho e até mesmo conversar com convidados e palestrantes para conhecer mais sobre a sua área de atuação e as possibilidades no mercado de trabalho. Aproveite as conexões e a troca de conhecimentos para chegar mais longe! O Cicted pode ser, ainda, uma boa oportunidade para enriquecer o currículo, visto que a apresentação de trabalhos, a participação em seminários e a atuação na monitoria rendem certificados, o que pode te deixar em destaque na concorrência por uma vaga de estágio e/ou emprego, por exemplo. E se liga: se você deseja perseguir a carreira como pesquisador(a), a participação em eventos como o Cicted também contam no currículo lattes.

Para saber tudo sobre o XII Cicted, acesse aqui e fique ligado(a) também nas nossas redes sociais para não perder nenhum detalhe!

Compromisso com a Ciência. Universidade do Futuro, UNITAU.