Foto: Leonardo Oliveira-ACOM/UNITAU

Da ciência para os negócios: especialistas da UNITAU e do HITT debatem a transformação de pesquisa em empreendimento 

Link curto: https://unitau.me/45x5A25

17/08/2023 14h21 ⋅ Atualizada em 17/08/2023 14h23

CICTED, Hub, HITT, Empreendedorismo, Pesquisa

 

A Universidade de Taubaté (UNITAU), em parceria com o Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté (HITT), promove na próxima terça-feira (22), às 16h, uma live com o tema “Como transformar sua pesquisa em negócio”.

A UNITAU tem como missão institucional o incentivo à produção de pesquisas científicas. A atividade é fundamental para a geração de novos conhecimentos e técnicas nas mais diversas áreas, além de contribuir com a formação de profissionais aptos a promoverem o desenvolvimento social.

E não é raro observar, ao longo das investigações acadêmicas, o potencial relacionamento entre o universo da Ciência e o do Empreendedorismo, já que grande parte das metodologias pode ser aplicada também nos negócios. Daí, a importância de debater o tema.

A mesa redonda virtual contará com: a Pró-reitora de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade de Taubaté, Profa. Dra. Monica Franchi Carniello; a coordenadora do Congresso de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted), Profa. Dra. Juliana Bussolotti; a Diretora presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia e Inovação (Fapeti), Profa. Dra. Márcia Regina de Oliveira e o gestor do HITT, Altair Emboava de Araujo. A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNITAU comenta sobre a conexão entre pesquisadores e empreendedores.

“A pesquisa científica oportuniza a geração de novos conhecimentos. Dentre os resultados que podem ser gerados por pesquisas, especialmente de pesquisas aplicadas, muitos solucionam questões e problemas da sociedade.  Essas soluções, muitas delas inovadoras, potencialmente, podem gerar novos modelos de negócios.  Instrumentalizar o pesquisador com ferramentas de empreendedorismo é importante para que ele visualize se e como os resultados de pesquisa podem ser organizados e estruturados como empreendimento”, afirma a Pró-reitora.

O gestor do HITT, Altair Emboava de Araujo, explica a atuação do Hub na transformação de pesquisas em negócios. “O Hub ajuda a conectar os pesquisadores e as produções científicas, que podem colaborar com a resolução de desafios encontrados no ecossistema com o mercado. Portanto, auxiliamos os acadêmicos em todo o processo da transformação dos conceitos em prática, dentro de um negócio de destaque.”

Os interessados podem participar do bate-papo, que será realizado pela plataforma Zoom, por meio deste link ou pelo ID da reunião: 825 1172 8830. Além disso, a mesa redonda será transmitida ao vivo pela TV UNITAU no canal da TV no Youtube.

Cicted está com inscrições abertas

A Universidade de Taubaté está com inscrições abertas para a 12ª edição do Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento. A submissão de trabalhos segue até o dia 31 de agosto. O evento está marcado para os dias 18, 19 e 20 de outubro de 2023. 

O Cicted acompanha a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o tema ‘Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável’. A ideia é trabalhar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para ser inscrito no congresso, o trabalho, de qualquer área do conhecimento, deve seguir a temática proposta, mas a participação não é restrita a alunos da UNITAU. Estudantes do Ensino Infantil, Fundamental e Médio, de cursos de graduação e de pós-graduação (lato e stricto sensu), nas modalidades presencial e Educação à Distância (EAD), além de professores e pesquisadores de outras instituições de todo o mundo podem fazer a submissão de trabalhos neste link.

Ana Patrícia Marinho
ACOM/UNITAU