(Foto: Ana Patrícia Marinho/ACOM UNITAU)

UNITAU lança série de vídeos que incentiva a amamentação

Link curto: https://unitau.me/45vRGgv

17/08/2023 09h03 ⋅ Atualizada em 17/08/2023 09h05

Saúde, Nutrição

No mês em que se dá visibilidade à relevância do aleitamento materno, o Agosto Dourado, a Universidade de Taubaté (UNITAU) lança uma série de vídeos que busca enfatizar a importância da amamentação, principalmente nos primeiros seis meses de vida. A iniciativa, que está relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2 e 3, é desenvolvida pelos alunos do Departamento de Enfermagem e Nutrição em parceria com a TV UNITAU.

Ao longo de três semanas, a Universidade divulgará vídeos com a temática com foco na promoção do aleitamento materno, no apoio social, no manejo e na Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL).

Uma das idealizadoras da iniciativa e docente do curso de Nutrição, a Profa. Dra. Fabíola Figueiredo Nejar, explica a importância do aleitamento materno na primeira infância. “Se a gente tivesse que escolher um alimento completo, com certeza esse alimento seria o leite materno. Ele é espécie-específica, isso significa que cada mãe produz para o seu bebê aquilo que ele mais precisa para crescer e desenvolver. (...) Para a mulher, amamentar também traz inúmeros benefícios. Um deles é o retorno uterino em tempo mais breve, quando ela amamenta, a contração uterina faz o útero voltar ao tamanho anterior à gestação”, ressalta.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, a amamentação protege contra infecções respiratórias, diarreias e alergias; além de reduzir em até 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis; assim como reduz a chance de obesidade e diabetes no futuro. Entre os benefícios sociais e para o planeta estão: a contribuição para a melhora da nutrição, educação e saúde; além de não utilizar embalagens, energia, água e combustível para sua produção e distribuição.

Ao todo, seis vídeos produzidos pela TV UNITAU e com a participação dos alunos do curso de Nutrição serão divulgados com foco na disseminação da informação. A ação vai ao encontro da campanha do Governo Federal “Apoie a amamentação”, lançada no segundo semestre deste ano. O primeiro pode ser conferido neste link