Alunos de Engenharia da UNITAU participam de competição estadual de montadora

Link curto: https://unitau.me/3OHdqzg

16/08/2023 15h29 ⋅ Atualizada em 16/08/2023 15h54

Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Eletrônica, Engenharia Aeronáutica, Engenharia

Os alunos de Engenharia da Universidade de Taubaté (UNITAU) apresentam, nesta sexta-feira (18), o projeto de melhoria num carro elétrico da General Motors (GM), em São Caetano do Sul. A atividade faz parte da iniciativa “GM Xperience” que reúne instituições de Ensino Superior do estado de São Paulo.

No fim do último semestre, a Pró-reitoria de Graduação da Universidade recebeu o convite da multinacional para participar do projeto que tem como objetivo propor melhorias ao carro elétrico produzido pela GM. O projeto da UNITAU é conduzido pelo experiente Prof. Dr. Ivair Alves dos Santos, que tem mais de três décadas de experiência no ramo automobilístico, e conta com cinco alunos das Engenharias Mecânica, Aeronáutica, Elétrica e de Produção.

“Os alunos conseguem trabalhar a expertise nesse projeto, além de desenvolverem a proposta e ganharem experiência para se projetarem no mercado de trabalho”, ressalta Prof. Ivair.

Os estudantes fizeram encontros semanais durante as férias de julho para concluírem a proposta. No projeto, eles trabalham com energias renováveis a partir da bateria utilizada no automóvel. O objetivo é de reduzir o tamanho da bateria fazendo com que haja ganho de espaço físico e redução de custo de produção sem que haja perda na qualidade, além de levantar a reflexão de como encontrar formas para o prolongamento da vida útil do equipamento a partir da reutilização. A atividade vai ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 9 e 12, que preveem indústria, inovação, infraestrutura e consumo e produção responsáveis.

GM disponibilizou um software para que os alunos pudessem estudar e propor a melhoria.

Ao todo, são cinco etapas envolvem a iniciativa: a entrega dos cases, o pré-projeto, a qualificação das universidades, a classificação, a avaliação e a seleção do projeto vencedor.

“Esse projeto não engloba somente carro elétrico, seria também aprender sobre gerenciamento, quais são as etapas do projeto físico na fábrica e para a gente já situar nesse mundo. O prazo realmente foi apertado, mas, a gente conseguiu desenvolver e vamos estar lá representando a UNITAU dia 18 com a nossa ideia. E se tudo der certo, vamos conseguir chegar ao objetivo de vencer. Sem dúvidas, a importância foi o aprendizado durante o processo que, querendo ou não, temos que tirar uma lição de tudo, seja algo errado que nós cometemos ou algo que a gente implementou e poderíamos melhorar mais pra frente”, comenta o aluno do 9° semestre de Engenharia Mecânica, Carlos Henrique Felipe Carvalho dos Santos.

A fase final ocorre nesta semana com apresentação em língua inglesa para os dirigentes da multinacional em São Caetano do Sul. Os vencedores da competição terão acesso a um voucher para etapa do Stock Car, visita ao centro de produção da indústria e ingressos para o Congresso - Society Of Automobile Of Engineers  (SAE).