Professores da UNITAU durante oficina no Profoco 2023.2 | Foto: Leonardo Oliveira

Segunda edição do Profoco em 2023 debate temas relacionados à Inteligência Artificial

Link curto: https://unitau.me/44bJAIP

15/08/2023 15h55 ⋅ Atualizada em 16/08/2023 12h47

Professor, Formação Continuada, Profoco, Servidor UNITAU, ODS ONU, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável N°4

 

Há mais de 10 anos oportunizando momentos de reflexão, de troca de experiências e de formação para o corpo docente da Universidade de Taubaté, o Profoco - Programa de Formação Continuada deste segundo semestre, foi realizado nos dias 26 e 27 de julho no Campus da Juta.
De olho no futuro, a comissão formada por professores da UNITAU é organizada pela Pró-reitoria de Graduação que semestralmente organiza o evento visando atender às necessidades e expectativas do corpo docente quanto ao seu aperfeiçoamento e busca pela excelência. 
Nesta edição, o programa apresentou uma temática bastante debatida nos últimos tempos: a Inteligência Artificial, fruto de uma pesquisa realizada com o corpo docente que resultou no tema: “Docência Universitária: Entre o giz e a Inteligência Artificial.”
“Decidimos medir o interesse da comunidade para que pudéssemos apoiá-los em suas necessidades e, aprofundar neste tema demonstra que, mesmo com a presença de ferramentas analógicas, tecnológicas ou da Inteligência Artificial, a presença do professor continua fundamental e indispensável”, comenta a Profa. Dra. Mayra Cecilia Dellú, Pró-reitora de Graduação da UNITAU.

Fala da reitora da UNITAU durante abertura do Profoco 2023.2 | Foto: Leonardo Oliveira 
Com diferentes temáticas, pesquisadores da universidade e convidados apresentaram inúmeras possibilidades para o corpo docente que vivenciou diversas experiências com as ferramentas apresentadas. A reitora da Universidade de Taubaté, Profa. Dra. Nara Perondi Fortes, durante a abertura do evento, destacou a relevância do corpo docente da universidade, “Estou muito feliz porque a maior parte das atividades do Profoco serão conduzidas pelos nossos professores. O que demonstra a valorização da potência que temos entre nós”. 
 
Com a mão na massa 
Diante da necessidade de se manter atualizado, o investimento de tempo em pesquisas, no autoconhecimento e no aperfeiçoamento de técnicas e habilidades é fundamental. Essa dedicação garante melhores resultados e a otimização do trabalho. 
Durante os dois dias de evento foram debatidos temas que dizem respeito desde às formas de ensino e avaliação do discente, considerando a multiplicidade de perfis presentes em sala de aula, às novas tecnologias e ferramentas da atualidade que fazem sucesso entre os mesmos. 
Uma das participantes da roda de conversa que debateu “Os impactos da Inteligência Artificial e os desafios no cotidiano digital no Ensino Superior”, a Profa. Dra. Mariana Aranha  de Souza, docente da UNITAU no Mestrado Profissional em Educação e colaboradora no Mestrado em Desenvolvimento Humano, chama a atenção dos docentes da universidade para a seguinte realidade:

“A Inteligência Artificial já está presente, de forma gratuita e com fácil acesso a todas as pessoas. Nossos estudantes possuem acesso, experimentam no seu dia-a-dia e, consequentemente, trazem para sua experiência em sala de aula. Como professores, temos o papel de conhecê-la e auxiliar os estudantes no que diz respeito às implicações legais, e pensar estratégias de uso nos diferentes contextos da sala de aula, da pesquisa e da extensão.”


Mesa redonda debate os impactos da Inteligência Artificial| Foto: Leonardo Oliveira
A fisioterapeuta e professora da UNITAU, Profa. Dra. Glauce Gonzaga da Silva,  marcou sua presença nesta edição e destacou o quanto as atividades práticas fortalecem a sua atuação: “Todas as edições [do Profoco] que participei exerceram sua parcela de contribuição, no entanto, as edições mais recentes, em especial a última, ofereceu ferramentas modernas e abriu espaço para importantes discussões. A oficina de Práticas Pedagógicas com ênfase na Avaliação, me levou a várias reflexões sobre o trabalho em equipe, uma atividade que frequentemente solicitamos aos nossos alunos e que deve ser elaborada de forma estratégica.”
Com um olhar voltado para a sustentabilidade, esta edição do Profoco, também oportunizou aos professores uma análise de sua prática a partir dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), uma vez que a Universidade de Taubaté busca o seu alinhamento pautada no pilar da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental. 
Destaque no segundo dia do evento, a oficina “Metodologias Ativas: o novo papel do 
professor”, realizada pelos professores, Prof. Dr. César Augusto Eugenio, docente do Mestrado em Educação e diretor do Departamento de Pedagogia da UNITAU, e pela Profa. Me. Cássia Elisa Lopes Capostagno, também professora da Universidade, professora da Educação Básica com ênfase em Alfabetização e Formação de Professores e coordenadora do curso de Pedagogia da UNITAU, impactou muitos professores presentes, dentre eles a Profa. Ma. Livia de Souza Ribeiro, professora de Física da UNITAU. 
“Para mim, [a oficina] foi a melhor que eu já participei. O palestrante, o Prof. Dr. Walnei Fernandes Barbosa da Medicina UNITAU, nos ensinou a usar a Ferramenta Plickers, muito boa e dinâmica. Com certeza, essa foi a edição do Profoco que eu mais vou utilizar na minha prática em sala de aula, [os palestrantes] nos mostraram diversas IA’s que nos permitirão produzir materiais para as aulas com maior riqueza.” conclui a profa.
 
No Profoco também tem cultura 

Presentes em mais uma edição do Programa de Formação Continuada da UNITAU, os alunos da Escola Estadual Cesídio Ambrogi abrilhantaram o evento com a apresentação do Sarau: 110 anos de Vinícius de Moraes. 
Entrelaçadas, arte e representatividade, preencheram o corredor do campus da JUTA. Com uma história de três gerações de mulheres negras contada através do olhar do Prof. Dr. Julio César Voltolini, docente de Biologia, pela fotografia, a exposição fotográfica produzida em conjunto com a agente de turismo e coordenadora do Centro Cultural Afrobrasileiro e da Biblioteca Zumbi dos Palmares, Solange Barbosa. “Antes de fotografá-las, entrevistamos cada uma destas mulheres que contaram um pouco de como é ser mulher e ser negra em um país como o Brasil, onde o racismo está na estrutura da própria sociedade. Foi interessante perceber que o cenário muda, as personagens mudam, mas os problemas continuam os mesmos.” enfatiza o professor.



Exposição fotográfica durante o Profoco 2023.2. | Foto: Leonardo Oliveira

Por fim, a Pró-reitora de Graduação, Profa. Dra. Mayra Cecilia Dellú, os professores membros da comissão organizadora do Profoco, e muitos dos professores participantes expressam a satisfação pela realização de sucesso de mais uma edição do programa. 
Como afirma a Profa. Dra. Fabíola Figueiredo Nejar, docente da Nutrição UNITAU, “Todos os “Profocos” que eu já participei até hoje na minha carreira docente foram extremamente úteis. A cada semestre incluo uma nova estratégia de trabalho e percebo um melhor rendimento dos alunos, e uma maior interação com eles. (...) Espero que todos os docentes possam participar com abertura para perceberem as maravilhas desta formação que a Universidade oferece pra gente. É muito chique poder vivenciar estes momentos de capacitação e formação pedagógica.”
Realizada, a presidente da comissão organizadora do Profoco 2023.2, Profa. Dra. Susana Lopes Salgado afirma, “Fazer parte de um evento de tamanha importância para a formação continuada dos professores da universidade, traz, ao mesmo tempo, um senso de grande responsabilidade e de grande contentamento. Ao mesmo tempo, estar acompanhada de colegas dedicados, fez com que pudéssemos conquistar a possibilidade de realizar um bom evento, com uma boa programação e com uma representativa participação.”
 
E buscando compartilhar um pouco de sua experiência, agora à frente do programa que participou muitas vezes como docente, a Pró-reitora de Graduação, Profa. Máyra Cecília Dellú conclui, "Eu acho que a docência é uma paixão. A gente se apaixona pela possibilidade de realmente tocar positivamente a vida das pessoas, transformando a realidade, participando dessa história de transformação que é de cada um que está ali, e cumprindo esta missão, sentimos nossas forças renovadas (...) Então, eu desejo que o nosso corpo docente encontre diariamente essa força, e que possamos encontrar na Educação também a nossa energia vital.”
E sobre o Profoco conclui, “queremos que o Profoco seja cada vez mais agregador, com reflexões, debates e metodologias aplicáveis a todas as áreas do conhecimento, ressaltando ações e estratégias que se relacionam ao tripé da Universidade, que são o Ensino, a Pesquisa e Extensão”, destaca a Profa. Máyra Dellú, Pró-reitora de Graduação. 

Todos os conteúdos apresentados durante o Profoco 2023.2 estão disponíveis na sala do E.V.A. (Espaço Virtual de Aprendizagem). Acesse o álbum do evento no Flickr e veja os melhores momentos: https://unitau.me/flickr-profoco 

Compromisso com a excelência e a qualidade de ensino. Universidade do futuro, UNITAU. 
ACOM / UNITAU