Dia do Estudante: os desafios e as conquistas de quem investe tudo pela realização dos próprios sonhos

Link curto: https://unitau.me/3QBevet

11/08/2023 14h39 ⋅ Atualizada em 11/08/2023 17h15

Carreira, Dia do Estudante, ALUNO, Bolsa Mérito

 

Muitas lutas, desafios e conquistas definem a rotina de quem persegue os próprios sonhos. Todo o processo desde a tão sonhada aprovação no vestibular, a conquista da primeira vaga de estágio, a experiência na pesquisa, as vivências na extensão até chegar no tão esperado diploma representam uma caminhada que, apesar de individual, leva também o nome daqueles que torcem pelo seu sucesso incondicionalmente.

O início

Ter acesso à Universidade é a primeira parte de um sonho de infância de Soraia Bernardo, caloura da 4ª turma de Medicina do campus Caraguá. Soraia é pedagoga, especialista em desenvolvimento infantil e mãe de dois filhos. Viu na Medicina uma oportunidade para ser ainda mais útil para as pessoas ao seu redor, assim como aquelas que foram as suas inspirações ao longo do caminho. Traçou o plano, reorganizou a rota e, com o apoio da família, decidiu mergulhar de cabeça em um novo desafio. “Toda hora eu precisava repetir para mim mesma que, nem que fosse a última coisa que eu fizesse, eu gostaria de ser médica”, relembra Soraia, que busca cercar-se de pessoas que sonham junto com ela. “Quando eu descobri que dentro da Universidade eu tinha uma rede de apoio pra caminhar junto comigo, isso me impulsionou”, reconhece. “A persistência e a organização são as minhas aliadas. É assim que a gente vai encontrando ar pra respirar”, completa a aluna, que ainda aconselha: “Se você deseja fazer alguma coisa se você sonha em fazer uma graduação, você precisa acreditar que você pode. E assim você vai descobrir que não existem barreiras e nem desafios que possam impedir alguém que é determinado e que é paciente”, diz.

 

Soraia é uma mulher branca e usa óculos. Ela posa sorridente com o jaleco bordado com o símbolo da Universidade de Taubaté em um fundo azul. Soraia recalculou a rota profissional e iniciou uma nova etapa para realizar um sonho de infância| Foto: Soraia Bernardo/Arquivo Pessoal


As fases do jogo

Foco e determinação também não faltam para Luciano dos Santos, aluno do 6º semestre de Engenharia Mecânica. As características que marcam Luciano lhe renderam, inclusive, uma Bolsa Mérito, concedida pelo bom desempenho acadêmico. Para ele, estudar em uma Universidade é uma conquista não só dele, mas de toda a família, que sempre formou o seu ‘fã clube’ fiel, com palavras de apoio. “Eu sempre tive esse sonho [de cursar o Ensino Superior] muito latente em mim, até para servir como exemplo para a minha família e para os meus amigos. Por mais que eles não tenham feito curso superior, eles sempre me incentivaram muito, mesmo às vezes nem conhecendo muito bem o que é a Engenharia”, conta o aluno, que reconhece as dificuldades do caminho, mas não faz delas um freio. “Eu procuro curtir a Universidade, gostar de cada matéria, não fazer disso um caminho árduo”, comenta Luciano, que ainda sugere um equilíbrio. “Se a gente achar que deve só trabalhar e estudar, tudo vira um fardo enorme e a gente não consegue levar com tranquilidade”, aconselha.

 

Leando é um homem de cabelos curtos, pele negra e veste uma roupa preta. Ele segura um certificado azul nas mãos. Ao lado dele está a reitora da UNITAU, profa Nara Fortes, uma mulher branca de cabelos claros e roupa preta. Também estão a pró-reitora estudantil, Profa. Alexandra Magna, uma mulher branca de cabelos castanhos e roupa verde, e o Prof. Pedro Marcelo, um homem branco de barbas e cabelos grisalhos que veste uma roupa azul. Pelo bom desempenho acadêmico, Luciano foi contemplado com a Bolsa Mérito e recebeu a homenagem das mãos da reitora, Profa. Nara Fortes, a pró-reitora estudantil, Profa Alexandra Magna, e o diretor do Departamento de Engenharia, Prof. Pedro Marcelo | Foto: Leonardo Oliveira/ACOM-UNITAU

 


A linha de chegada e um futuro inteiro pela frente

Ver o irmão estudando na UNITAU foi o incentivo que Larissa dos Santos precisava para sonhar alto. “Quando eu crescer, quero ser como o meu irmão Danilo”, pensava. Os anos se passaram e Larissa não só realizou uma parte deste sonho, como agora está a um passo do diploma de Assistente Social. “Eu tenho professoras maravilhosas, que são mestres e doutoras, que passam muito da experiência delas para gente, toda a bagagem, e isso faz com que eu fique ainda mais fiel aos meus valores”, ressalta a formanda. “Concluir essa etapa da minha vida na UNITAU tem sido muito legal e muito importante para mim, até pelo nome que a Universidade tem fora [da região]”, relata. Ela coleciona uma série de lembranças felizes como estudante, como o primeiro dia de aula antes da pandemia, o retorno ao presencial e o primeiro dia de estágio, por exemplo. Larissa, inclusive, acabou de desembarcar de uma das grandes aventuras: o Projeto Rondon. Ao lado de outras estudantes pela operação Sentinelas Avançadas, a experiência no projeto de extensão foi marcante na sua vida e na sua carreira. Para ela, o amor pelo que faz é um combustível para que qualquer estudante possa superar desafios e aproveitar cada oportunidade. “Eu considero o amor uma característica muito importante, porque quando você ama o que você escolheu, você consegue se abrir mais a experimentar coisas que a formação proporciona. Como os projetos de extensão, estágios, trocas dentro da sala de aula”, considera a aluna, que apesar disso, não romantiza as batalhas. “Têm os dias difíceis, mas quando você ama, você vai com gosto fazer aquele trabalho, você tem motivos para estar ali e vale muito a pena”, conta Larissa, que ainda deixa um recado àqueles que ainda estão no início ou no meio do caminho. “A mensagem final que eu gostaria de deixar é para quem tá chegando agora na Universidade, quem ainda tem um tempo para terminar [a graduação], é para que essas pessoas se lembrem do porquê que elas escolheram o curso, para que elas sejam fiéis aos valores que levaram elas a escolherem essa formação e para que elas sejam fiéis a elas mesmas, aos sonhos delas, porque vale muito a pena”, aconselha.

Larissa é uma mulher branca e usa um chapéu. Ela posa sorrindo durante uma atividade pelo Projeto Rondon dentro de uma oca indígena.

Larissa relembra com carinho as etapas vividas durante a graduação, principalmente as experiências como extensionista no Projeto Rondon| Foto: Larissa dos Santos /Arquivo Pessoal


Compromisso com o seu sonho. Universidade do Futuro, UNITAU.
ACOM/UNITAU