Farmacinha realiza média de 120 atendimentos por mês. Foto: Ana Patrícia Marinho/ ACOM UNITAU

Farmácia dos alunos do Departamento de Medicina da UNITAU retoma atividades no segundo semestre de 2023

Link curto: https://unitau.me/3YsdCqx

09/08/2023 10h49 ⋅ Atualizada em 09/08/2023 15h35

Aluno, Farmácia, Farmacinha, Medicina

Para retomar as atividades do segundo semestre de 2023, os alunos participantes da Farmácia Comunitária Benedicto Montenegro e do Diretório Acadêmico do curso de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) promovem, nesta quinta-feira, 10 de agosto, às 19h30, no auditório do campus Bom Conselho, uma aula com o tema “Introdução à Farmacinha”, ministrada pela Profa. Ma. Noelma Félix. A reunião visa à apresentação e à explicação dos diferentes tipos de receituário que um médico pode produzir, os quais são conceitos frequentemente recrutados pelo ambiente farmacêutico.

Há 56 anos, nascia, no campus Bom Conselho, mais uma iniciativa dos alunos da Medicina da UNITAU: a Farmácia Comunitária Benedicto Montenegro. A “Farmacinha”, como é carinhosamente conhecida entre os acadêmicos, é uma instituição sem fins lucrativos associada ao Diretório Acadêmico do curso de Medicina Benedicto Montenegro, que objetiva ampliar o acesso da população taubateana aos medicamentos.

A aluna do sétimo semestre de Medicina Mariana Costa comenta sobre a origem da instituição. “Os alunos criadores da Farmacinha notaram que a quantidade de medicações recebidas por médicos é gigantesca. E, muitas vezes, grande parte desses produtos era descartada, pois as datas de validade chegavam antes mesmo de os remédios serem encaminhados para novos pacientes. Além disso, há na sociedade uma grande quantidade de cidadãos que, devido a condições financeiras, não conseguem continuar seus tratamentos. Então, na tentativa de solucionar esse problema na cidade, a Farmacinha surgiu.”

09-08-23-Foto-Farmácia-Medicina-Arquivo_pessoal_Mariana_Costa-PORTAL-UNITAU
Alunas Mariana Costa e Beatriz Albuquerque que integram a equipe
da Farmacinha da Medicina. Foto: Arquivo Pesso/ACOM UNITAU

A instituição realizou, no primeiro semestre deste ano, em média, mais de 120 atendimentos por mês, o que evidencia o positivo impacto da iniciativa dos acadêmicos para a comunidade.

Apoiada por doações de médicos, egressos, professores, alunos, clínicas e indústrias farmacêuticas da região, a Farmacinha disponibiliza, somente a partir da apresentação do receituário, diversos medicamentos não controlados aos cidadãos, de maneira gratuita.

Ao serem admitidas, as medicações passam por um processo de triagem que consiste na avaliação das condições do produto, como datas de validade e lacres. Dessa forma, os alunos participantes conseguem garantir o cumprimento das normas sanitárias e a qualidade do material oferecido.

Para realizar a retirada de remédios, os interessados devem comparecer à Farmacinha com o receituário em mãos nos dias e horários de atendimento ao público.

Farmácia Comunitária Benedicto Montengero
Funcionamento: terças e quintas-feiras, das 18h30 às 19h30
Endereço: Rua Pasqual Scalzoto Pastoreli, 30, Jardim das Nações, Taubaté-SP | Prédio Anexo ao campus Bom Conselho

Ana Patrícia Marinho