Cavaletes apoiam quadro com foto dos professores homenageados | Foto: Aguinaldo de Jesus

Comunicação Social convida servidores aposentados para celebrar jornada concluída

Link curto: https://unitau.me/43UXaQZ

07/08/2023 22h27 ⋅ Atualizada em 08/08/2023 16h08

#DeverCumprido, Missão Cumprida, Aposentadoria, Servidor, Professor

O que você faria se fosse convidado(a) a voltar ao espaço onde passou a maior parte dos dias, ao longo de sua carreira, para um encontro com colegas? Certamente se veria imerso em um misto de emoções como nos conta a ex-secretária do departamento de Comunicação Social da UNITAU, Eliane Hidalgo, servidora que se aposentou em 2021, e uma das homenageadas na última segunda-feira, 31 de julho, no departamento. “Bateu uma saudade imensa, como se fosse um flashback passando pela minha cabeça com os momentos que passei com a família comunica. Foi muito gratificante, fiquei muito honrada pelo convite e pelo carinho.”

Na ocasião foram homenageados ainda, o Prof. Me. Robson Luis Monteiro, também aposentado desde 2021, a Profa. Ma. Edilene Maia de Almeida Macedo, aposentada em 2022, e a Profa. Ma. Liliane Simi Amaral que se aposentou no início deste ano. O Prof. Me. Josué Brazil, atual Diretor do Departamento de Comunicação Social também recebeu uma despedida já que está em vias de se aposentar.
Momentos como este enriquecem a jornada, fortalecem os laços e devolvem em reconhecimento muito do que foi colhido pelas práticas dos servidores que agora concluem mais uma etapa de suas vidas.

Para a Profa. Esp. Andréia Gomes Guimarães Aragão, uma das idealizadoras do encontro, “Precisamos nos valorizar e valorizar os colegas, passamos boa parte de nossas vidas dedicados ao trabalho, à Universidade. Momentos periódicos de confraternização e a celebração das nossas trajetórias e legados, são importantes combustíveis para nós que daremos continuidade ao trabalho, e para os colegas que entraram em um novo ciclo”.

Profesores posam para foto durante encontro festivo. | Foto: Aguinaldo de Jesus

O período da pandemia pausou as celebrações, e mesmo com uma homenagem na última Semana da Comunicação - SECOM, os professores sentiam falta do encontro festivo, uma cultura já instituída no departamento. A Profa. Ma. Aline Fernanda Lima, coordenadora do curso de Relações Públicas e também idealizadora do encontro, disse que sentia como se estivesse em dívida com os colegas, uma vez que sempre realizavam as festinhas, muitas delas motivadas pela ex-secretária Eliane Hidalgo, uma das homenageadas da noite.
Ela conta ainda que outros servidores também se engajaram na missão. O Produtor e Editor de Fotografia, Aguinaldo de Jesus Nogueira Alves, registrou cada detalhe do encontro, o Prof. Dr. Joao Rangel Marcelo foi quem cuidou da edição das fotos, das impressões e molduras, a Profa. Ma. Renata Maria Monteiro Stochero assumiu a criação de arte, e o Prof. Dr. José Felício Goussain Murade cuidou da dinâmica das homenagens.
A coordenadora descreve o quão significativo foi este momento, “fizemos um círculo onde cada um teve a oportunidade de se expressar, e foi emocionante, estamos vivendo uma transição para o departamento de Gestão e Negócios, e em conjunto estamos encerrando um ciclo e iniciando outro.”
Com 90% do corpo docente presente, o reencontro rendeu grandes emoções, como conta a Profa. Ma.  Edilene Maia de Almeida Macedo, aposentada em 2021, que apesar de continuar trabalhando, sentiu muitas saudades ao fazer o caminho de volta: “Foi muito boa a ida até o departamento, eu fiz esse caminho por 29 anos,  então o saudosismo já me tomou desde a Dutra. Eu estudei e trabalhei a minha vida toda lá, eu me sinto em casa, e foi muito bom voltar!”

Para o Prof. Me. Josué Brazil, os homenageados sentiram-se reconhecidos e o evento foi uma ótima oportunidade de integração, uma vez que os professores mais novos no departamento Ricardo Guerra e André Petris, este último recém chegado, puderam participar. “O departamento de Comunicação Social sempre foi muito acolhedor. E a gente adora celebrar. Então, tanto o André como o Ricardo já se sentem parte do time Comunica.” E finaliza dizendo, “Eu acredito muito nos três C’s: capacitar, conquistar e celebrar”, esta é uma afirmação que ouvi de um publicitário em uma palestra no Fest'up. Fernando Musa, CEO da Ogilvy Brasil.”

Compromisso com a sua história. Universidade do futuro, UNITAU.
ACOM / UNITAU