(Foto: Elifas Magalhães/ACOM UNITAU)

Semana Jurídica da UNITAU debate diversidade do mundo jurídico

Link curto: https://unitau.me/3OHNOU9

07/08/2023 12h03 ⋅ Atualizada em 07/08/2023 19h23

Aluno, Semana Jurídica, Direito

O Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade de Taubaté (UNITAU) promove, entre os dias 7 e 11 de agosto, a 46ª Semana Jurídica. O evento vai abordar diversos segmentos do Direito, com foco em oferecer aos alunos uma visão ampla das modalidades de atuação profissional. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

Com o tema “Diversidade do mundo jurídico”, a Semana Jurídica acontecerá no Auditório UNITAU e contará com palestras de diversos temas como: direito digital; direito do trabalho; direito penal; mulheres no direito e direito ambiental. O encontro é tradicional na comunidade jurídica e contará com a presença de advogados, promotores, delegados e juízes.

Para a coordenadora do evento, a Profa. Ma. Lúcia Helena César, a Semana Jurídica é uma ótima oportunidade para todos os estudantes da Universidade agregarem conhecimento, já que irá abordar vários ramos do Direito. Os alunos poderão ter contato com renomados nomes de diversas áreas.

“Além dos alunos de Direito, o evento estará aberto também para estudantes de outros cursos da UNITAU e para a comunidade de advogados. Na sexta-feira, dia 11 de agosto, receberemos um renomado jurista, autor de vários livros de Direito Ambiental, então, os alunos relacionados a Ciências Ambientais, poderão participar também”. A programação completa do evento pode ser conferida aqui.

Direito da Mulher

A Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte registrou um aumento de 26% em casos de violência contra a mulher no primeiro semestre de 2023. O levantamento é feito por meio dos registros realizados pelas delegacias de Polícia Civil do RMVale e Litoral Norte.

A Doutora Elisângela Cristina da Cruz Estefano, delegada titular do Departamento de Polícia de Taubaté, comenta sobre os casos de violência contra a mulher na região e a importância de tratar desse assunto com os estudantes de Direito.

“Infelizmente, a violência contra a mulher sempre existiu na sociedade em que vivemos, e a melhor forma de combatê-la é através da informação e conscientização da população. O diálogo sobre assuntos tão delicados, como esse, no meio acadêmico, fortalece a cultura da paz e da igualdade de gênero”. Ela participará da Semana Jurídica da UNITAU com uma palestra na quinta-feira (10).

Campanha Mulheres que inspiram

Para fomentar o debate e a reflexão sobre a violência doméstica, as Delegacias de Defesa da Mulher de Taubaté e de Pindamonhangaba, com o apoio do Observatório da Violência, Projeto de Extensão da UNITAU, realizaram, em março deste ano, a iniciativa “Mulheres que inspiram”. O intuito da ação foi de contar histórias reais de mulheres que sofreram violência doméstica por meio de uma exposição fotográfica. O trabalho foi exposto nos shoppings, delegacias e museus das cidades de Taubaté e Pinda, também é possível conferir o documentário realizado neste link.

Letícia Botan

Semana Jurídica