UNITAU oferece melhorias estruturais e programas de acolhimento para a comunidade acadêmica| Foto: Ana Patrícia Marinho/ACOM-UNITAU

Volta às aulas: melhorias estruturais garantem acolhimento e acessibilidade

Link curto: https://unitau.me/3KqD3mS

03/08/2023 14h53 ⋅ Atualizada em 18/08/2023 09h21

Infraestrutura, ALUNO, Comissão, CICTED, Inclusão, Acessibilidade

A sala de aula é um ambiente para a troca de conhecimentos, e também para convívio e respeito às individualidades. Você, calouro(a) ou veterano(a) que inicia ou retorna para o semestre agora em agosto vai perceber algumas novidades estruturais na Universidade. Isso porque alguns campi receberam rampas, elevadores e melhorias que são essenciais para a acessibilidade e a inclusão das pessoas com deficiência ou com algum tipo de redução na mobilidade. Clique aqui para conferir o vídeo.

Acolhimento

Além da acessibilidade estrutural, a acessibilidade atitudinal, ou seja, o acolhimento e acompanhamento das individualidades de todos aqueles que fazem parte da nossa comunidade acadêmica também são fundamentais. A aluna do 5° período de Educação Física, Isabela Righi, viu a sua experiência universitária evoluir a partir do acompanhamento realizado pela Pró-reitoria Estudantil, por meio do Programa de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (PAENEE), que consiste, ainda, com o apoio de uma colega que a acompanha nas atividades. “Desde que eu comecei a faculdade, eu acho que eu evoluí muito. Estou muito mais centrada e muito mais focada e até os professores falaram que eu evoluí bastante. Sempre quando conquisto alguma coisa, recebo muito apoio”, conta a estudante. O atendimento é uma via de mão dupla, pois ajuda não só a evolução acadêmica de Isabela como também no desenvolvimento da sua monitora, Isabela Félix, também aluna do 5° período de Educação Física. “Eu me preocupo muito se ela está aprendendo, se ela entendeu o que eu expliquei. Nós temos reuniões semestrais com outros alunos monitores e que às vezes estão há cinco anos acompanhando a mesma pessoa e, dependendo do curso, isso pode acontecer até por mais tempo. Todos recebem de forma muito positiva [a experiência]. Então acho que é algo muito válido, tanto para a Universidade quanto para a sociedade”, relata a aluna.

Isabela Righi e Isabela Félix evoluem juntas no curso de Educação Física
Foto: Leonardo Oliveira/ACOM-UNITAU

Inclusão no XII Cicted

A 12ª edição do nosso Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento acontecerá entre os dias 18 e 20 de outubro e, assim como na edição anterior, prevê o acolhimento de todas as pessoas de maneira inclusiva. Para isso, a comissão organizadora refletiu junto à comunidade acadêmica e elaborou um protocolo de acessibilidade, que prevê não só a realização de palestras e apresentações de maneira inclusiva, como também o treinamento da equipe para a acessibilidade atitudinal. Desta forma, todos e todas podem participar do congresso, seja como congressista e/ou visitante. Clique aqui para submeter o seu trabalho.

Atendimento

A Pró-reitoria Estudantil tem uma Comissão de Acessibilidade e Inclusão que debate e cria soluções em conjunto com representantes da comunidade acadêmica - professores, alunos e funcionários - sobre questões relacionadas à acessibilidade, saúde mental, acolhimento e incentivo ao desenvolvimento integral de todos(as) os(as) estudantes. Além disso, aqueles que precisarem, podem solicitar atendimento individualizado pelo Programa de Apoio Psicosocial (PAPS) e o Programa de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (PAENEE).

Para solicitar o atendimento do PAENEE OU PAPS, envie um e-mail para a Pró-Reitoria Estudantil: pre@unitau.br ou entre em contato com o seu departamento e solicite um encaminhamento.

A Profa. Dra. Roseli Albino, presidente da Comissão de Inclusão da UNITAU, professora e coordenadora do PAENEE, docente no Departamento de Ciências Sociais, Letras e Pedagogia e do Mestrado Profissional em Educação, explica que a Universidade de Taubaté acompanha a evolução da sociedade e mira integrar cada vez mais todos os alunos e alunas para a convivência estudantil. Com estas demandas, além dos programas de atendimento, toda a comunidade acadêmica pode contar com a Comissão de Diversidade e Inclusão, alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 4.5 e nº10, que propõem a igualdade de acesso à educação e formação profissional para todos e todas, bem como a redução das desigualdades, respectivamente.

“A nossa função, enquanto membros da Comissão, é pensar a inclusão e a acessibilidade da Universidade numa perspectiva política, pensando que todos os espaços e todas as ações da Universidade precisam ser inclusivas. Em todos os espaços que você chega, as pessoas fazem o acolhimento de todos. De todos e de todas, independente de quem é, de como é, de que forma é”, explica a professora. Os professores da Universidade também recebem o apoio e a capacitação necessária por meio do Programa de Formação Continuada (Profoco), que acontece semestralmente com o objetivo de aprimorar ainda mais o ensino de qualidade.

Compromisso com você. Universidade do Futuro, UNITAU.

Gabi Salima
Jaíne Monteiro