A Reitora, Profa. Dra. Nara Lucia Perdondi Fortes, na recepção dos alunos no volta às aulas do campus Caraguá. Foto: João Rangel-ACOM/UNITAU.

UNITAU celebra parcerias com Casa de Saúde Stella Maris e prefeitura de Caraguá em comemoração de um ano do campus no Litoral Norte

Link curto: https://unitau.me/3KjBGWG

28/07/2023 15h14 ⋅ Atualizada em 07/08/2023 19h27

Parceria, Medicina, Extensão, Campus Caraguá, Volta às aulas

A volta às aulas no campus de Caraguatatuba da Universidade de Taubaté (UNITAU), no próximo dia 1º de agosto, ficará marcada pela celebração do primeiro ano da Instituição no Litoral Norte e também de dois importantes convênios: um com a Casa de Saúde Stella Maris (CSSM) e outro com a prefeitura de Caraguá.

O evento, marcado para às 11h, contará com a presença da Reitora da UNITAU, Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes, e de autoridades do município, entre elas o prefeito Aguilar Junior.  A Reitora da Universidade de Taubaté destaca a importância do campus para a Instituição e para a região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

“A inauguração do campus em Caraguatatuba é uma das grandes conquistas desta gestão. A UNITAU tem quase 50 anos dedicados à educação de qualidade, aos projetos de pesquisa e de extensão. Temos a certeza de que, com o campus fora de sede, estamos contribuindo diretamente para o desenvolvimento de toda a comunidade do Litoral Norte”, afirma a Reitora.

As parcerias realizadas com a prefeitura e com as instituições de Caraguatatuba ajudam a consolidar a atuação da Universidade na região. Além de contribuírem para a melhor formação dos alunos do curso de Medicina – que já conta com 180 universitários no campus -- e dos Mestrados ofertados na cidade, ainda promovem melhorias na qualidade de vida da população.

O convênio celebrado entre a Universidade e a Casa de Saúde Stella Maris, por exemplo, aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni) da UNITAU em 15 de maio deste ano, viabiliza a realização de estágio pelos alunos regularmente matriculados no curso de Medicina na unidade hospitalar.

“A parceria é muito positiva. Os estudantes de Medicina poderão aprimorar seus conhecimentos vivenciando a rotina da Casa de Saúde Stella Maris, que é referência no Litoral Norte em Maternidade de alto risco, UTI neonatal, traumato-ortopedia e cirurgia geral. Queremos contribuir na formação dos futuros médicos. Além disso, o convênio fortalece os laços entre o Stella Maris e a sociedade, demonstrando o compromisso do hospital em promover uma assistência médica de qualidade e atualizada”, disse a diretora da Casa de Saúde Stella Maris, Tatiane dos Santos.

Convênio com Caraguá viabiliza atividades de pesquisa e extensão

Na primeira quinzena de maio deste ano, a Universidade de Taubaté já tinha aprovado no Consuni uma parceria com a prefeitura de Caraguatatuba. O convênio prevê a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão com alunos da graduação em Medicina e também dos Mestrados na cidade.

Para o prefeito Aguilar Junior, a formalização de mais este convênio com a UNITAU só reforça como Caraguatatuba tem avançado na área da saúde, sendo uma referência na região. “Um projeto que vai contribuir na formação dos alunos e no atendimento da população”, disse.

A Pró-Reitora de Extensão da Universidade de Taubaté, Profa. Dra. Letícia Maria Pinto da Costa, responsável pelos convênios, conta que, desde o início, a UNITAU foi muito bem recebida em Caraguatatuba, a começar pelo apoio da prefeitura, passando por toda a rede de saúde, e isso garante benefícios aos alunos e a comunidade local.

“As tratativas foram conduzidas de forma a garantir a melhor formação para nossos alunos e, ao mesmo tempo, colaborar com a melhoria da qualidade de vida da população”, afirma.

Serviço:

1 Ano campus UNITAU Caraguatatuba