Programa Alimentação Melhor atende 250 funcionários mensalmente. Foto Arquivo-ACOM/UNITAU

Valorização dos Recursos Humanos: foco em quem constrói a Universidade do Futuro

Link curto: https://unitau.me/3QcII3q

26/07/2023 18h15 ⋅ Atualizada em 26/07/2023 18h40

Reitora, Reitoria, Recursos Humanos

Nas últimas reuniões extraordinárias do Conselho de Administração (Consad) e do Conselho Universitário (Consuni), realizadas nesta quarta-feira, 25 de julho, a Universidade de Taubaté (UNITAU) aprovou os anteprojetos de lei que buscam garantir o reajuste salarial de 5,75% para todos os servidores da UNITAU e da Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi e a adequação do salário base dos cargos nos padrões de 7 a 12, de acordo com a Medida Provisória 1172/23, do governo federal. Os documentos agora serão encaminhados para a aprovação do legislativo e entram em vigor após sanção do executivo.

O índice de reajuste do projeto atual teve aumento de 1,39% em relação ao valor inicial proposto, que era de 4,36%. O incremento é apenas um dos exemplos das ações da UNITAU focadas no pilar de Valorização dos Recursos Humanos, que está na base do Plano de Gestão do quadriênio 2022-2026 da Reitora Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes, que completou um ano do segundo mandato no último dia 3 de julho.

Uma conquista importante da atual gestão relacionada ao tema foi a homologação do resultado da promoção na carreira de professores, realizada em junho. Considerando o quadro atual de 458 docentes, mais de 20% dos servidores foram contemplados com a progressão que chegou a 18% para professores assistentes que passaram do nível 2 para nível 3.

À ocasião da homologação, a Profa. Dra. Miroslava Hamzagic, Presidente da Comissão Permanente de Progressão Docente (Coppad), destacou que o processo de promoção está sistematizado e terá continuidade, seguindo o que determinam Lei e Deliberações. Com isso, a cada ano, o programa deve beneficiar outros professores que passarem a atender os critérios do edital.

Ainda com foco na qualidade de vida e bem-estar do servidor, todos os meses, 250 funcionários da Universidade recebem uma cesta com alimentos produzidos pela Fazenda Piloto, no departamento de Ciências Agrárias da Instituição. Por meio do programa Alimentação Melhor, considerando a família com quatro membros, em média, cerca de mil pessoas são beneficiadas pela iniciativa mensalmente.

“Os alimentos são produzidos de forma natural. Estamos fornecendo alimentos nutritivos e saudáveis, cerca de 1.700 quilos de alimentos por mês. Este projeto atende o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2 da ONU – Fome zero e agricultura sustentável. Por isso, também pode ser considerado como um projeto de segurança alimentar da Unitau”, afirma o Prof. Dr. Paulo Fortes, um dos idealizadores do Alimentação Melhor.

Profoco. Foto: Leonardo-Oliveira-ACOM/UNITAU

Programa de formação continuada é prioridade

A Valorização dos Recursos Humanos também passa pelo importante programa de formação continuada dos servidores, a exemplo do Profoco, que acontece nesta quarta e quinta-feira, dias 26 e 27 de julho. A proposta é oferecer aos professores da UNITAU encontros de formação com palestras, oficinas e mesas redondas, que contribuam para o desenvolvimento dos profissionais e para a excelência no ensino.

Com o tema “Docência Universitária: entre o giz e a inteligência artificial”, a segunda edição do evento em 2023 promove uma reflexão sobre o ensino no atual contexto da Educação, que é influenciada, entre outras coisas, pelo avanço das tecnologias.

Em março deste ano, a Diretoria de Recursos Humanos da Universidade de Taubaté também iniciou um circuito de treinamentos para os servidores da Universidade por meio do projeto Comunicação, Inovação, Excelência, Movimento e Transformação (CIEMT).

“Quando nós pensamos no projeto CIEMT, nós pensamos na mudança cultural da Universidade em face dos novos tempos que estamos vivendo. Então, pensamos nesses cinco pilares, imprescindíveis para que possamos implantar essa mudança cultural”, afirma a Diretora de Recursos Humanos, Cláudia Soares.

Dividido em quatro etapas, o foco da iniciativa é divulgar o Manual de boas práticas aos funcionários até o fim de 2023, melhorar a comunicação interna e ajudar os servidores a desenvolverem habilidades comportamentais que também garantam a prestação de serviços, aos públicos interno e externo, com excelência. Para o Pró-reitor de Administração, Prof. Dr. Renato Rocha, o pilar de Valorização dos Recursos Humanos é fundamental para a efetivação dos demais: a Sustentabilidade, a Inovação Pedagógica e Administrativa e a Responsabilidade Socioambiental.

“Essa mudança na cultura organizacional vai nos ajudar a criar novas oportunidades e novas possibilidades para a UNITAU. Investimos no servidor porque temos a consciência de que a Universidade do Futuro só é uma realidade porque aqui temos pessoas comprometidas, dedicadas e preparadas para os desafios dos novos tempos.”