(Foto: Ana Patrícia Marinho/ACOM UNITAU)

Recalculando rota: segunda graduação é alternativa para transição de carreira

Link curto: https://unitau.me/3QmheZ4

26/07/2023 16h27 ⋅ Atualizada em 07/08/2023 19h26

Vestibular 2023, Vestibular de inverno, Graduação

A pandemia da COVID-19 foi um marco na história da humanidade e impactou muitas vidas. Uma vez socialmente isolados, os indivíduos foram provocados a refletir e a buscar, cada vez mais, o autoconhecimento.

Nesse processo, muitos profissionais descobriram novos interesses, por diversas áreas de atuação, e decidiram recalcular a rota e garantir o reposicionamento no mercado de trabalho. Uma pesquisa do setor de Recursos Humanos do EDC Group identificou que mais da metade dos entrevistados relatou ter perdido o interesse pela atividade que desempenhava antes do lockdown.

Diante desse cenário, a segunda graduação tem sido uma das principais rotas escolhida pelos decididos a mudar de área, já que um novo diploma pode proporcionar a expansão do domínio de conhecimentos, ferramentas e técnicas do profissional, e pode, assim, colaborar para o reposicionamento dele no mercado.

De acordo com os dados divulgados em 2021 pelo Censo de Educação Superior do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP, entre os anos de 2011 e 2021, houve um aumento de mais de 32% no número de matrículas no Ensino Superior.

A Profa. Ma. Monique Marques Godoy Dolcinotti, coordenadora do projeto de extensão da UNITAU “Novos Rumos”, ação que auxilia os profissionais que desejam realizar a transição de carreira, comenta sobre o processo de reposicionamento no mercado trabalhista.

“O processo de transição é único para cada profissional, pois os variados compromissos devem ser ajustados para a inclusão de uma nova área de atuação e de uma nova formação. Mas, em geral, a transição de carreira é iniciada a partir de descontentamentos e dúvidas acerca da atual e consolidada atuação do indivíduo. Além disso, deverão passar pelas etapas de um plano de carreira que são: avaliação, estabelecimento de objetivos e do plano de ação, identificação de oportunidades e implementação. Em seguida, a caminhada envolve a identificação, exploração, análise e estudos da nova área.”

A gestora de Tecnologia de Informação e aluna do segundo semestre de Publicidade e Propaganda, Gabriela Moura Eleotério, compartilha as motivações para mudar de carreira. “Entendo que a formação em Publicidade e Propaganda complementará a minha graduação anterior em Gestão de Tecnologia da Informação. Portanto, será fundamental para me tornar uma profissional mais especializada e com uma gama de técnicas e habilidades mais ampla e diversa. Com os conhecimentos como gestora, irei administrar e selecionar as informações, enquanto, como publicitária, poderei ajustar a estética desses conteúdos.”

Segunda graduação na UNITAU

A Universidade de Taubaté é a maior universidade municipal do Brasil e, há mais de quatro décadas, garante um ensino de qualidade aos seus alunos, por meio de uma ampla e variada infraestrutura, aliada a um corpo docente altamente qualificado.

Os interessados em mudar de carreira possuem algumas opções para obter o novo diploma. Para as graduações na modalidade presencial, o Vestibular de Inverno 2023 está com as inscrições abertas. Para conferir mais informações, clique aqui. Além disso, o processo seletivo para os cursos na modalidade Educação a Distância (EAD) também está disponível. Saiba mais sobre o Vestibular EAD neste link.

Ana Patrícia Marinho