José e Hugo Yamada: pai e filho são agrônomos formados pela UNITAU. Foto: Arquivo Pessoal-ACOM/UNITAU

Agrônomo recém-formado na UNITAU participa de programa de estágio em universidade nos Estados Unidos

Link curto: https://unitau.me/3XXRJ2g

20/07/2023 15h33 ⋅ Atualizada em 07/08/2023 19h27

Pesquisa, Graduação, Estágio, Ciências Agrárias, Agronomia

Hugo Naia Yamada descobriu, ainda na infância, a paixão pela Agronomia. “Tinha o costume de ter vivências com o meu pai. Juntos, arávamos e plantávamos mudas na roça.” Agora, recém-formado pela Universidade de Taubaté (UNITAU) e mais uma vez apoiado pelo pai, também agrônomo e egresso da Instituição, Hugo celebra uma grande conquista: a oportunidade de estagiar nos Estados Unidos da América.

Em terras norte-americanas, Hugo vai aprofundar as pesquisas sobre diversas espécies de insetos na Universidade de Cornell, na cidade de Ithaca, localizada no estado de Nova Iorque. Durante a temporada, que deve durar três meses, ele espera adquirir ganhos acadêmicos, profissionais e também pessoais.

Por meio do programa ‘Intercâmbio de Serviço às Novas Gerações’, do Rotary Club, o agrônomo terá a oportunidade de usufruir da infraestrutura da renomada instituição. Interessado pela área de Entomologia – ciência que estuda os insetos em todos os seus aspectos –, no estágio, Hugo promoverá pesquisas nessa área e contribuirá com os projetos de extensão da universidade norte-americana, que levam técnicas e informações de combate às pragas para os pequenos produtores da região.

“Eu, com certeza, vou conseguir aprimorar o meu domínio do idioma e ampliar as minhas redes de contatos. Além disso, terei vivências únicas, que apenas um intercâmbio é capaz de proporcionar”, afirma o agrônomo.

Paixão pela Agronomia vem da infância

Hugo compartilha que o processo de escolha da área de atuação teve forte influência do pai, que também é agrônomo e egresso da UNITAU. Ele relembra com carinho os momentos que tinha com o pai, na roça, quando era criança.

José Roberto Yamada, agrônomo formado pela UNITAU há 35 anos e pai do Hugo, comenta sobre a escolha e a nova etapa na vida do filho. “Eu não poderia estar mais feliz! Essa oportunidade enriquecerá os conhecimentos e, com certeza, fará uma grande diferença na vida profissional dele”.

Hugo embarcou rumo a Ithaca nesta quarta-feira, dia 19 de julho, e retornará ao Brasil no mês de outubro.

Ana Patrícia Marinho