Alunos do 3º período da Medicina UNITAU participam de concurso interno no final do semestre. | Foto: Júlia Quintão

Com metodologia inovadora, professor estimula processo criativo em alunos da medicina UNITAU 

Link curto: https://unitau.me/44CUfwS

12/07/2023 18h22 ⋅ Atualizada em 13/07/2023 10h38

Formação, Formação Continuada, Profoco, Professor, Medicina

 

Buscando estratégias para combater situações problemáticas observadas nos centros médicos, os alunos do 3º período do curso de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU), por meio da disciplina “Introdução à Prática da Medicina”, desenvolveram projetos que seriam avaliados por seus colegas com "concurso" interno ao final do semestre.
A partir do estudo da disciplina, os alunos foram estimulados a explorar a dinâmica da saúde pública no Brasil a partir da questão-problema: “Como melhorar a qualidade da assistência médica no Brasil?”, e buscaram na tecnologia, pesquisa e análise de dados epidemiológicos e demográficos, meios para solucionar problemas recorrentes e de grande impacto na saúde pública brasileira. 
Conforme o Prof. Me. Ricardo Marcitelli, docente responsável pela disciplina, “os alunos se dedicaram à pesquisa de campo levando as questões-problemas aos gestores de serviços e buscando entender as dificuldades de cada posto de atendimento da cidade ou região escolhida.” 
 

Da aprendizagem no contexto do trabalho a medicina 

Divididos em grupos e assumindo funções específicas de trabalho, os alunos foram apresentados a uma metodologia ágil comumente utilizada em grupos multidisciplinares no meio corporativo - o Squad. Nesta dinâmica, todos os participantes são chamados a pensar estratégias para a resolução do problema em todas as etapas do processo, o que garante que o tempo de desenvolvimento seja menor e os resultados mais expressivos e significativos.
A aluna Paola Bicuda Marcondes ficou entusiasmada com a atividade. “Foi bem interessante, porque o estudo foi mais ativo na prática, correlacionado com a teoria que aprendemos nas aulas do professor Ricardo”, afirma.
Isabelle Desirre de Senne Cruz, que também é aluna, reforça os benefícios da proposta. “Esta atividade permitiu que nós trabalhássemos com um tema que, além de nos ajudar a crescer como futuros profissionais, nos ajudou a crescer como pessoa. Então, eu diria que foi um processo de construção num todo.” 
 
 
Exemplos como este demonstram a importância da frequente atualização dos professores, que conseguem aprimorar técnicas e testar metodologias favorecendo, assim, o processo de aprendizagem dos alunos através das práticas utilizadas em sala de aula. 
Além do mais, essas iniciativas fortalecem a comunidade, uma vez que, alinhadas a alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agenda 2030, promovem a criação de medidas e sistemas adequados para todos (ODS 3), aumentam o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo (ODS 4), e porque visam eliminar todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas (ODS 5) e garantir a igualdade de oportunidades (ODS 10). 

Oportunidade em foco 
 
Há mais de uma década, a Universidade de Taubaté (UNITAU) oferece o Programa de Formação Continuada (Profoco), oportunidade de troca de experiências e de aprimoramento para os professores da Instituição. A próxima edição acontece nos dias 26 e 27 de julho, no campus da Juta e promete apresentar temas e estratégias inovadoras, a fim de fortalecer a prática em sala de aula. 
 
Compromisso com o ensino. Universidade do Futuro, UNITAU.
 
Júlia Quintão 
ACOM / UNITAU