(Foto: Luiz Felipe/ACOM UNITAU)

Financiamento estudantil é oportunidade de acesso ao Ensino Superior

Link curto: https://unitau.me/3NXcK9P

05/07/2023 18h06 ⋅ Atualizada em 06/07/2023 14h17

Graduação, Ensino Superior, PAM, FIES

Para quem deseja ingressar nos cursos de graduação da Universidade de Taubaté (UNITAU) ainda neste semestre, um dos meios é a adesão ao Programa de Adiamento de Mensalidades (PAM) que abriu inscrições, nesta segunda-feira (3) e segue disponível até o dia 4 de agosto. Além do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) que recebe inscrições até a próxima sexta-feira (7).

O PAM é uma iniciativa da Pró-reitoria Estudantil (PRE) que viabiliza que os alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação presencial façam o adiamento de 25% ou 50% das parcelas mensais para o pagamento após a conclusão ou transferência do curso. Isso pode ser feito logo após a matrícula para cursar o primeiro semestre da graduação escolhida.

A proposta do programa é de auxiliar os universitários a manterem o pagamento das mensalidades do curso de graduação em dia. Para se inscrever, além de estar regularmente matriculado em curso da UNITAU, não possuir débitos com a Universidade, o interessado deve ter renda familiar bruta total somada as rendas de todos os integrantes do grupo familiar que residem na mesma casa. O teto para o curso de Medicina é de até dez salários mínimos, e de até seis salários mínimos para os demais cursos.

Conforme o cronograma estabelecido pela Universidade, as inscrições e a inclusão online da documentação obrigatória digitalizada deverão ser feitas até o dia 4 de agosto neste link. O resultado será disponibilizado no dia 28 de agosto. E  assinatura do contrato digitalizado via e-mail (pre@unitau.br) será entre os dias 1º  e 4 de setembro.

Fundo de Financiamento Estudantil

A UNITAU integra as instituições atendidas pelo FIES há mais de uma década, promovendo a expansão do acesso ao Ensino Superior, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 e 10 da Organização da Nações Unidas (ONU), que fazem referência à promoção da educação de qualidade e à redução das desigualdades, respectivamente. Somente de janeiro a junho deste ano, 213 alunos da Universidade usufruíram do financiamento. Conforme dados da PRE, outros 106 pedidos de financiamento estudantil foram solicitados ao Ministério da Educação (MEC), recentemente.

Conquista do sonho do Ensino Superior

Para o egresso de Jornalismo, Geysel Rodrigues, o financiamento foi uma forma de realizar o sonho de cursar o ensino superior.  “A primeira graduação era algo distante financeiramente para mim e para minha família. Com o FIES eu pude estudar tranquilamente sabendo que não haveria surpresas ou imprevistos financeiros que pudessem prejudicar a realização da graduação. Eu não teria que trancar o curso se desse algum problema, por exemplo”, conta.

Nesta edição do vestibular, o FIES pode ser utilizado para ingresso nos cursos de diferentes áreas do conhecimento, como: Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Biológicas, Direito, Engenharia Civil, História, Letras, Medicina Veterinária, Odontologia, Pedagogia e Sistemas de Informação. Saiba mais neste link.