Cartilha traz informações sobre principais formas de estelionato e como prevenir golpes. Foto: Leonardo Oliveira-ACOM/UNITAU

'O golpe tá aí! Não caia nele': projeto leva orientação sobre casos de estelionato à população de Taubaté

Link curto: https://unitau.me/3pB8OlL

05/07/2023 11h38 ⋅ Atualizada em 05/07/2023 11h43

Polícia Civil, Taubaté, Observatório da Violência, Extensão

Moradores de Taubaté que circularem pela praça Dom Epaminondas nesta quinta-feira, dia 6 de julho, das 10h às 16h, poderão ter acesso à cartilha digital “O Golpe tá aí! Não caia nele” e receber orientações sobre casos de estelionato. O material foi desenvolvido pelo projeto de extensão Observatório da Violência, por meio de uma parceria entre a Universidade de Taubaté (UNITAU) e a Polícia Civil.

As orientações sobre os principais golpes aplicados por estelionatários integram a ação do Procon Taubaté, que fará atendimentos ao público e trará para a cidade o ônibus itinerante da Fundação Procon-SP. O evento no centro de Taubaté segue das 10h às 16h.

“Vamos oferecer vários serviços à comunidade e nosso objetivo é tirar dúvidas da população que ainda não sabe quais problemas o Procon pode ajuda-las a resolver. Hoje, sem dúvida, as principais reclamações que recebemos são de golpes aplicados pela internet, via redes sociais. Então, essa parceria com a Universidade é fundamental”, afirma Ivan Rezende, diretor do Procon Taubaté.

De acordo com Ivan, os casos mais comuns entre as vítimas são de compras realizadas em sites não confiáveis, criados com nomes semelhantes ao de empresas já conhecidas no mercado, em que o estelionatário consegue receber pagamentos, especialmente via PIX. No entanto, como se trata de um golpe, depois o cliente não recebe o produto pelo qual pagou.

O golpe tá aí! Não caia nele

A cartilha da campanha “O golpe tá aí! Não caia nele” foi lançada em junho e tem charges assinadas pelo cartunista Jean Galvão. O projeto nasceu com o objetivo de levar informação para a população diante do aumento significativo de casos de estelionato praticados pela internet. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, entre 2018 e 2021, houve um aumento de quase 500% nas ações dos estelionatários por meio de plataformas digitais, sobretudo as redes sociais.

O coordenador do Observatório da Violência, Prof. Esp. Daniel Estefano Santos, docente do curso de Direito da UNITAU, explica que a cartilha apresenta à comunidade as diferentes maneiras pelas quais o estelionato se manifesta e reforça a importância das denúncias para combater os crimes.

“Se reconhecermos que esses números [do Fórum Brasileiro de Segurança Pública] ainda contam com diversos crimes que, pelas mais variadas razões, deixam de ser noticiados, podemos concluir que a situação é alarmante”, destaca o coordenador do Observatório da Violência.

A ideia de usar charges do cartunista Jean Galvão, que tem mais de 25 anos de experiência e prêmios nacionais e internacionais, é para chamar a atenção para o problema e ajudar a população a fixar informações importantes para o combate ao estelionato. Leia mais sobre o projeto neste link.

Serviço:

Os atendimentos e orientações gratuitos serão realizados na Praça Dom Epaminondas, dia 6 de julho (quinta-feira), das 10h às 16h.

Acesse a cartilha digital aqui!