Foto: Leonardo Oliveira-ACOM/UNITAU

Mestrado Profissional em Educação tem nova linha de pesquisa: inscrições estão abertas

Link curto: https://unitau.me/3NAr1bb

04/07/2023 14h15 ⋅ Atualizada em 04/07/2023 17h11

Educação, Pós-graduação, Pesquisa, Mestrado

 

O programa de Pós-graduação da Universidade de Taubaté (UNITAU) está com inscrições abertas para um novo Mestrado Profissional em Educação (MPE): “Práticas Pedagógicas para a Equidade”. O projeto é financiado pelo Instituto Canoa, que aplica a metodologia do Programa de Especialização Docente (Ped Brasil) nas disciplinas envolvidas no novo curso.

Interessados em fazer parte do programa podem se inscrever até 14 de julho pelo site da UNITAU. As aulas acontecem aos sábados, presencialmente. São oferecidas 45 vagas para professores de Matemática. Dessas, 35 dão direito a bolsa integral e são destinadas a docentes da Rede Estadual de Ensino e das Diretorias Regionais de Ensino de Taubaté e Pindamonhangaba.

“Práticas Pedagógicas para a Equidade” é a terceira linha de pesquisa da área de Formação Docente para a Educação Básica. O programa ainda inclui as linhas “Inclusão e diversidade sociocultural” e “Formação docente e desenvolvimento profissional”. A Profa. Dra. Juliana  Marcondes Bussolotti, coordenadora do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade, destaca que todos esses são temas importantes e emergentes.

“O curso tem por objeto de estudo e pesquisa a formação docente para a Educação Básica, analisando a formação docente em si, as políticas públicas que influenciam essa formação, os processos cognitivos e de aprendizagem que a fundamentam, as alternativas pedagógicas, metodológicas e tecnológicas que a apoiam”, explica.

Sobre o Mestrado Profissional em Educação

O MPE é um mestrado stricto sensu com dois anos de duração. Ao longo do programa, os mestrandos devem cursar disciplinas das áreas de concentração e preparar uma dissertação para ser defendida diante de uma banca de doutores da área.

“O objetivo fundamental é formar professores da Educação Básica comprometidos com a superação dos problemas educacionais do Brasil e preparados para adequar suas práticas educativas às diferentes realidades socioculturais, favorecendo a inclusão e a aprendizagem de todos os alunos”, explica a professora coordenadora.

Ao final do mestrado, o profissional deve estar preparado para atuar em diferentes esferas das organizações privadas, públicas e não governamentais, tendo em vista a formação de voltada para a Educação.

Mais informações sobre o MPE aqui neste link.

ACOM/UNITAU