A Reitora, Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes

Link curto: https://unitau.me/44omC1C

03/07/2023 18h10 ⋅ Atualizada em 03/07/2023 18h54

Reitora, UNITAU, Universidade do futuro

Quando resolvi deixar o Rio Grande do Sul para dar aula na Universidade de Taubaté, não imaginava tudo o que seríamos capazes de construir juntos. Hoje, após um ano do segundo mandato e cinco anos de gestão como reitora, tenho a convicção de que a nossa dedicação e a nossa paixão pela Educação valem a pena.

O mesmo movimento que fiz anos atrás, de buscar novos horizontes e novos desafios, vejo a nossa UNITAU fazer hoje. Fomos provocados a nos reinventar! Não só pela pandemia da covid-19, mas pelas novas configurações do mercado e da economia e, antes disso, pela mudança no perfil dos estudantes que ingressam hoje na nossa Universidade, e que exigem novas metodologias de ensino e uma atuação diferenciada dos nossos professores.

Atenta aos novos tempos, a Universidade de Taubaté agora também está em Caraguatatuba. Inauguramos um campus fora de sede no Litoral Norte, implantamos o curso de Medicina, temos 180 novos médicos em formação e lançamos dois cursos de mestrado na cidade, em Gestão e Desenvolvimento Regional e em Ciências da Saúde.

Isso é motivo de orgulho para a nossa cidade: fazemos a diferença na região. E tem mais! Também estamos mudando a história da Educação no Brasil. No último ano, estivemos ainda mais atuantes na Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior de São Paulo (Aimes-SP) e na Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior (Animes). Junto a essas associações, a UNITAU protagoniza a luta pela representatividade e pela inclusão das Instituições Municipais em programas de acesso ao Ensino Superior, tanto do governo estadual, quanto do federal. Em evento recente na nossa Universidade, oficializamos o pedido de 30 mil bolsas de ensino junto ao Ministério da Educação (MEC), que podem beneficiar não só os nossos alunos, mas de todo o país.

Temos a consciência de que o Ensino, a Pesquisa e a Extensão não só preparam o nosso aluno para fazer a diferença lá fora, no mercado, mas também têm papel transformador na sociedade. É isso que nos impulsiona a criar novos cursos e nos fortalece para continuarmos zelando pela qualidade. E estamos no caminho certo! Prova disso é que acabamos de conquistar a aprovação de um novo doutorado, em Planejamento e Desenvolvimento Regional.

Quem me conhece, também sabe o quanto a questão ambiental fez e faz parte da minha carreira como professora e pesquisadora. Esse é o motivo pelo qual também temos nos empenhado para que a Universidade de Taubaté se destaque nas ações de responsabilidade socioambiental. Nós saímos na frente! Todas as nossas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão buscam cada vez mais um alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Depois de cinco anos de gestão, conseguimos colocar a casa e as finanças em ordem, ganhamos fôlego para continuar investindo em nossa Universidade com responsabilidade. E confio nas direções que tomamos, orientadas pelos pilares do nosso Plano de Gestão: sustentabilidade, inovação pedagógica e administrativa, valorização dos recursos humanos e responsabilidade socioambiental.

Estamos preparados para as mudanças e para os novos desafios que o Ensino Superior enfrenta. Vejo que temos muitas conquistas a comemorar, mas não vamos parar por aqui. Pelos próximos três anos, seguiremos trabalhando muito. Queremos deixar um legado para que a construção da Universidade do Futuro possa ir além da nossa gestão.

Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes
Reitora da Universidade de Taubaté