A mestranda Sara, o Prof. Luis Felipe, Marcelo Saito (Tyndall National Institute) e Prof. Hugh Byrne (FOCAS Research Institute). Foto: Arquivo Pessoa

Pesquisadores da UNITAU fazem estudo inovador para diagnóstico de câncer bucal

Link curto: https://unitau.me/435Lj1P

03/07/2023 17h36 ⋅ Atualizada em 04/07/2023 12h37

Pesquisa, Mestrado, Pós-graduação, Ciências da Saúde

Uma aluna e um professor da Universidade de Taubaté (UNITAU) levaram para o FOCAS Research Institute, que pertence a Technological University Dublin (TUD), na Irlanda, uma pesquisa inovadora para diagnóstico precoce do câncer bucal por meio da saliva. O estudo, que integra o programa de mestrado em Ciências da Saúde da UNITAU, é financiado pela  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O Prof. Dr. Luis Felipe das Chagas e Silva de Carvalho, do programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da UNITAU e coordenador da pesquisa, explica que, hoje, a principal forma de diagnóstico de câncer bucal é por meio da biópsia em lesões.

“A nossa pesquisa desenvolve um método de diagnóstico por meio da saliva, ou seja, um procedimento não invasivo, voltado para a prevenção em pacientes que não têm nenhuma lesão na boca, mas fazem parte do grupo de risco, como fumantes, por exemplo”, explica.

Ainda de acordo com o professor, além da proposta de utilizar a saliva, a ideia é que, com apoio de softwares e da ciência da computação, o diagnóstico seja feito no próprio consultório, durante a consulta do paciente, em tempo real.

“Hoje trabalhamos em colaboração com médicos de outras regiões e de outros países para que a metodologia também seja aplicada no diagnóstico de outros tipos de câncer e até de outras doenças. E aqui na Irlanda, essa parceria com a Universidade de Dublin, nos deixa mais próximos do resultado, porque temos acesso a laboratórios e equipamentos que só existem aqui”, afirma o professor.

A mestranda em Ciências da Saúde e pesquisadora, Sara Maria Santos Dias da Silva, que ingressou na Pós-Graduação em 2022, conta que o projeto foi um achado. Ela já tinha o sonho de realizar o mestrado sanduíche, que possibilita que parte dos estudos seja feito no exterior, e a pesquisa desenvolvida pelo professor Luis Felipe veio ao encontro do objetivo da aluna.

“Estar aqui fora (do país) nos abre um monte de oportunidades, de conhecer profissionais, de ter acesso às tecnologias que são diferentes do Brasil, e isso tudo agrega na vida pessoal e também na carreira. Além disso, estamos desenvolvendo uma pesquisa que pode ter impacto e beneficiar muitas pessoas. Então é indescritível”, afirma Sara.

Os resultados do estudo realizado na Irlanda nas últimas duas semanas farão parte da dissertação de mestrado e, futuramente, de doutorado de Sara. Depois de finalizada, a técnica desenvolvida a partir da pesquisa ainda deve ser aprovada e liberada por órgãos de controle, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Mestrado em Ciências da Saúde está com inscrições abertas

O Mestrado em Ciências da Saúde da Universidade de Taubaté está com inscrições abertas. As vagas são para o campus de Caraguatatuba, no Litoral Norte. Saiba mais em unitau.br/pos-graduacao