No 'Luz, Câmera e Movimento', alunos desenvolvem pensamento crítico sobre temas que envolvem a saúde coletiva. Foto: Arquivo Pessoal-ACOM/UNITAU

Projeto de Extensão da UNITAU promove bate-papo sobre saúde emocional com alunos da rede pública de ensino

Link curto: https://unitau.me/46uqaRS

28/06/2023 17h28

Ensino fundamental, Extensão, Psicologia

Na próxima quinta-feira (29), o projeto de extensão “Luz, Câmera e Movimento”, da Universidade de Taubaté (UNITAU), recebe alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Hidelbrando Rocha no estúdio de Rádio e TV da instituição para uma roda de conversa.

O Prof. Dr. Renato José Soares, um dos responsáveis pelo projeto, explica que o ‘Luz, Câmera e Movimento’ tem gerado uma ponte entre o conhecimento e o dia a dia de jovens de escolas municipais da cidade.

“Por meio de oficinas, os estudantes do Ensino Fundamental são estimulados a discutir assuntos relacionados à saúde coletiva, em um ambiente interativo e atrativo. Eles são preparados para atuarem como minirrepórteres e para produzirem um material digital sobre temas relevantes para eles e para toda a comunidade”, explica o professor.

Na atividade da próxima quinta-feira, os alunos receberão informações e serão estimulados a criarem perguntas sobre saúde emocional e fatores psicoemocionais. As questões produzidas serão direcionadas ao Prof. Dr. Marcelo de Oliveira Fonseca, professor no curso de Psicologia na UNITAU.

A dinâmica vai acontecer como uma roda de conversa, com o professor ao centro e os alunos em volta dele, além da presença de um mediador que irá conduzir todo o processo. Tudo será registrado pela Rádio e TV UNITAU. O professor Renato comenta a importância do “Luz, Câmera e Movimento” para os alunos da rede pública.

“O projeto visa que eles criem um pensamento crítico sobre temas específicos, dessa vez, o tema será fatores psicoemocionais e vai englobar ansiedade, depressão, bullying, estresse e como lidar com esses sentimentos. E a gente pretende que isso possa contribuir para aumentar a autoestima deles, que eles se sintam valorizados cada vez mais”.

Outro propósito da ação é produzir um material permanente, a partir do bate-papo com os alunos, que será encaminhado para a escola e posteriormente à comunidade. Uma forma diferenciada de disseminar informações de qualidade sobre a saúde coletiva.

Letícia Botan