'Exploradores da Natureza' leva conhecimento sobre a produção científica a alunos de Tremembé. Fotos: João Rangel-ACOM/UNITAU

Projeto de extensão da UNITAU leva conhecimento sobre produção científica a alunos da rede pública de ensino

Link curto: https://unitau.me/3CQUTLs

27/06/2023 18h35 ⋅ Atualizada em 28/06/2023 14h32

EAD, Pesquisa, CICTED, Extensão

Graduandos do curso de Ciências Biológicas e participantes do projeto de extensão “Exploradores da natureza”, da Universidade de Taubaté (UNITAU), estão apresentando as diversas oportunidades que o mundo acadêmico pode proporcionar aos alunos do 8º e 9º do ensino fundamental da EMEF Profª Maria Amélia Do Patrocínio, localizada no município de Tremembé, por meio do desenvolvimento de pesquisas científicas.

Sob a orientação e coordenação do Prof. Dr. Julio César Voltolini, docente de Biologia, o projeto de extensão objetiva estimular o interesse pelo mundo universitário e a alfabetização científica de jovens. A iniciativa chegou até a escola com a ajuda da graduanda do terceiro semestre de Ciências Biológicas, na modalidade EAD, e mãe de alunos da instituição, Paula Cristina da Silva. Na escola municipal, o projeto visa ao estudo da fauna e da flora das margens do rio Paraíba, presentes nas redondezas da escola.

O diretor da unidade de ensino, Tumaki Aruanã da Silva Cassiano, comenta sobre a origem da parceria com a Universidade. “A Paula identificou a existência do projeto universitário que promove a iniciação científica, conversou com o professor responsável e trouxe essa oportunidade para a direção e a coordenação da escola que aceitaram abertamente essa riquíssima iniciativa que está fortalecendo o processo de aprendizagem e transformando as vidas desses jovens.”

As crianças, auxiliadas pelos universitários participantes, estudaram e compararam as características das áreas próximas ao rio afetadas ou não pela pecuária. Os jovens coletaram dados a respeito da vegetação e do clima da região estudada a partir da elaboração de uma pergunta científica (a umidade relativa do ar, a temperatura e o número de plantas são iguais nas áreas impactadas ou não pelo gado?) e de uma hipótese (na área impactada, a umidade relativa do ar é mais baixa, a temperatura é mais alta e o número de plantas é menor).

“Para isso, contaram o número de plantas existentes em 20 quadrados de um metro por um metro, demarcados por eles. Os estudantes utilizaram sensores e termômetros para compreenderem a umidade e a temperatura de ambos os espaços. Em seguida, analisaram as informações obtidas e formularam conclusões sobre as características observadas. Por fim, produziram um resumo da pesquisa que será apresentado no Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted), promovido pela UNITAU”, afirma o coordenador do projeto, Prof. Dr. Julio César Voltolini.

Projeto contribui para formação intelectual e emocional

A ação traz diversos benefícios às crianças, uma vez que, a interdisciplinaridade, o exercício da observação e do senso crítico e a prática dos conhecimentos obtidos em sala de aula contribuem, de maneira significativa, para a formação intelectual, emocional e pessoal dos alunos.

“Pretendemos promover o interesse pelo estudo, apresentar a prática dos assuntos que estão sendo estudados por eles, estimular a observação e o questionamento do entorno, elevar a autoestima das crianças, fomentar o desejo de iniciar uma jornada universitária e formar cidadãos por meio da aplicação da Ciência – processo que envolve, de maneira atrativa, disciplinas como Biologia, Português e Matemática, geralmente vistas como mais desinteressantes pelos alunos”, ressalta o coordenador do projeto.

A aluna do 9º ano da EMEF Profª Maria Amélia Do Patrocínio, Fernanda Felipe dos Santos, compartilha os aprendizados obtidos com o projeto. “Eu aprendi que atitudes tão simples podem ser devastadoras. No projeto, estudamos uma pequena área de mata à beira do rio Paraíba e já observamos dados impressionantes. Agora, ao pensar em nível nacional, vi que os danos das produções agropecuárias são muito maiores do que eu pensava. Além disso, a reabilitação desses danos é muito demorada. Não estamos falando de dois, seis, 10 anos. É só daqui 100, 200 anos que veremos uma evolução.”

Além disso, a dinâmica contribui com a vida dos acadêmicos monitores também, que aprendem e se desenvolvem ao lado dos jovens. “Aprendo muito com as crianças, pois elas possuem uma bagagem impressionante de conhecimentos e informações a respeito das vegetações das margens do rio Paraíba. Então, acabam nos ensinando também. Além disso, o projeto já tem contribuído muito com a minha carreira, pois pretendo atuar como pesquisadora e professora. Portanto, tenho podido experienciar as vivências com que sonho para o meu futuro ainda na graduação”, relata Paula.

O professor Voltolini reforça que os monitores aplicam nas escolas aquilo que aprendem na graduação, mas, no projeto, o acadêmico tem que explicar o conteúdo e, ao explicar, melhora o processo de compreensão do ensino universitário.

“Além disso, há, com certeza, um desenvolvimento emocional dos graduandos, já que eles têm que ser mais pacientes, falar mais devagar, entender esse novo tipo de relação etc.”, acrescenta o docente.

Para mais informações sobre as próximas atividades do projeto, acesse este link.

Cicted está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o 12º Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted). As submissões de trabalhos podem ser feitas até 31 de agosto de 2023. O evento será realizado entre 18 e 20 de outubro. Mais informações aqui.

Cursos EAD

Os cursos de graduação a distância da Universidade de Taubaté estão com matrículas abertas. A modalidade EAD UNITAU almeja à flexibilidade de acesso ao conhecimento com a qualidade de ensino da Universidade.

Saiba mais sobre as matrículas, o método e os cursos disponíveis aqui.

Ana Patrícia Marinho