Período para submissão de trabalhos no XII Cicted, promovido pela UNITAU, começa nesta segunda-feira, 26 | Foto: Leonardo Oliveira/ACOM-UNITAU

Com temática sobre Desenvolvimento Sustentável, XII CICTED abre período para submissões de trabalhos

Link curto: https://unitau.me/42UA5NP

26/06/2023 17h35 ⋅ Atualizada em 23/08/2023 11h47

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS ONU, MPG, MPP, SEMEX, Sempre, Seduni, Ensino médio, Ensino fundamental, ENIC, ciência, Pesquisa Científica, Professor, ALUNO, Congresso, Pesquisa, CICTED

 

Já olhou para algo e pensou que aquilo poderia ser feito de um jeito diferente? Você pode ser parte da mudança por meio da pesquisa. Nesta segunda-feira, 26 de junho, a Universidade de Taubaté (UNITAU) abriu o período de submissões de trabalhos para a 12ª edição do Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted), que acontecerá na UNITAU entre os dias 18 e 20 de outubro
Podem participar estudantes do Ensino Infantil, Fundamental e Médio, bem como alunos(as) dos cursos de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu), nas modalidades presencial e EaD, bem como professores e pesquisadores do Brasil e do mundo. Para submeter o seu trabalho, clique aqui

O que é o Congresso?

Anualmente, a UNITAU propõe, por meio do Cicted, a reunião de estudantes de todas as idades, pesquisadores e professores em torno de um tema específico que faça sentido para a realidade além dos muros da Universidade. Isso significa que toda curiosidade e/ou toda necessidade existentes na nossa comunidade podem se tornar um objeto ou uma motivação para a pesquisa. Profa. Dra. Juliana Bussolotti, presidente da comissão organizadora do XII Cicted, enfatiza que o conhecimento que rende os melhores frutos é aquele que interage com questões cotidianas. “Um Congresso deste tamanho amplia e aprofunda esse conhecimento cotidiano a partir das contribuições do conhecimento científico. Quanto maior for o grau de fundamentação e reflexão sobre as causas das coisas, maior e mais rigorosa será a nossa capacidade de intervenção na realidade”, explica a professora.

O tema

O tema segue a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), proposto pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, cuja proposta é estimular pesquisas sobre as “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. Neste ano, portanto, devem ser submetidos trabalhos relacionados à aplicação das Ciências Básicas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para saber mais, clique aqui e conheça todas as metas e saiba quais delas podem servir como base para a sua pesquisa.


Pesquisas nas áreas de humanas, biociências e exatas devem trabalhar o tema

Praticamente, todas as áreas do conhecimento podem e devem contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, segundo o Prof. Dr. Paulo Fortes, coordenador do Centro UNITAU Sustentável (CEUS) e docente do Departamento de Ciências Agrárias. “Muitas vezes, um projeto pode ter apenas aderência com uma ou duas, mas por outro lado, talvez ele não tenha com todas, mas com algumas ele pode ter aderência. Por exemplo, quem for da nutrição, que for trabalhar com insegurança alimentar, vai estar inserido ao ODS 2, que é fome, e também quem for trabalhar da engenharia, que for trabalhar com um trabalho de energia eólica, vai estar junto com a ODS 7, que é a energia renovável”, exemplifica o professor. Com toda a comunidade trabalhando em pesquisas que se apliquem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, segundo Prof. Paulo Fortes, é a contribuição de cada um para um chamamento global para o cuidado com o nosso planeta. “A ideia de agregar esses conhecimentos de pesquisa com os ODS é estabelecer metas para serem atendidas. Então, se todas as atividades humanas obedecem esses 17 objetivos, significa que estamos trabalhando pelo “plano de gestão” do planeta, como acabar com a fome, com a desigualdade, melhorar as tecnologias, promover a paz, e também as parcerias. Dificilmente, um profissional vai ficar isento de não atender esses objetivos”, conclui.


Como nasce uma ideia de pesquisa?

Essa percepção pode parecer muito difícil, mas basta uma observação: uma reflexão sobre algo que você vê ou vive na sua casa, na sua rua, no seu bairro, na sua cidade, no país e no mundo pode servir para semear uma ideia com potencial para virar ciência aplicada. Na prática, uma pesquisa pode solucionar um problema, aperfeiçoar algo que já existe e, de maneira geral, ajudar as pessoas e justamente por isso ela é tão importante. “Esse pensamento de formação para a ciência que atende as demandas da sociedade permeia também toda a formação do aluno e da aluna, independente da fase escolar ou acadêmica. Dessa forma, a UNITAU reafirma seu papel de agente transformador da sociedade, tendo como foco norteador os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, enfatiza a Profa. Dra. Monica Carniello, Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade de Taubaté.


Categorias

O XII Cicted é composto por onze categorias, sendo:

Encontro de Iniciação Científica Baby (ENICBABY): Submissão por meio de resumo. Podem participar estudantes da Educação Infantil e a apresentação será presencial, em formato de pôster ou produto da investigação.

Encontro de Iniciação Científica Kids (ENICKIDS): Submissão por meio de resumo. Podem participar estudantes do 1º a 5º ano do Ensino Fundamental e a apresentação será presencial, em formato de pôster ou produto da investigação.

Encontro de Iniciação Científica Teens (ENICTEENS): Submissão por meio de resumo. Podem participar estudantes do 6º a 9º ano do Ensino Fundamental e a apresentação será presencial, em formato de pôster ou produto da investigação.

Encontro de Iniciação Científica Junior (ENICJR): Submissão por meio de resumo. Podem participar estudantes do Ensino Médio e a apresentação será presencial, em formato de pôster.

Encontro de Iniciação Científica - Educação à Distância (ENIC EaD): Submissão por meio de resumo. Podem participar estudantes dos cursos de graduação de polos distantes de Taubaté. Nesta modalidade, a apresentação será remota, em formato de comunicação oral.

Encontro de Iniciação Científica (ENIC): Submissão por meio de resumo. Podem participar estudantes de cursos de graduação e a apresentação será presencial, em formato de pôster.

Seminário de Docência Universitária (Seduni): Submissão por meio de resumo. Podem participar docentes de projetos desenvolvidos no Ensino Superior. A apresentação será presencial, em formato de comunicação oral.

Mostra de Pós-graduação (MPG): Submissão por meio de artigo. Podem participar estudantes de pós-graduação e a apresentação será presencial e híbrida, em formato de comunicação oral.

Mostra de Projetos de Pesquisa (MPP): Submissão por meio de projeto - resumo expandido e projetos em andamento (não concluídos) de estudantes de graduação e pós-graduação. A apresentação será presencial em formato de pôster.

Seminário de Práticas Educativas (Sempre): Submissão por meio de resumo. É direcionado para professores de projetos desenvolvidos na Educação Básica em espaços escolares e não escolares. A presentação será presencial em formato de comunicação oral.

XVIII Seminário de Extensão (Semex) - Relatos de experiência dos projetos de extensão (Semex): Submissão por meio de resumo. É direcionado para participantes de projetos de extensão e a apresentação será presencial, em formato de comunicação oral.

Para consultar os anais do XI Cicted, clique aqui.

Compromisso com a ciência. Universidade do Futuro, UNITAU.
ACOM/UNITAU