Mobilização estudantil na UNITAU estimula solidariedade entre a comunidade acadêmica | Foto: Ana Patrícia Marinho/ACOM-UNITAU

Solidariedade: estudantes da UNITAU realizam campanha do agasalho

Link curto: https://unitau.me/43N1VwC

19/06/2023 17h32 ⋅ Atualizada em 19/06/2023 17h33

Comunidade, ALUNO, Psicologia, Direito, Campanha do Agasalho, Campanha, Solidariedade

Com a chegada do período mais frio do ano, ter um ambiente confortável e protegido é um privilégio que nem todas as pessoas têm acesso. Para amenizar essa desigualdade, é necessária uma força tarefa de toda a sociedade. Na Universidade de Taubaté (UNITAU), estudantes têm se mobilizado em prol desta causa e estimulam a solidariedade entre a comunidade acadêmica.

No campus Bom Conselho, os alunos e alunas do Diretório Acadêmico do curso de Psicologia da Universidade de Taubaté (UNITAU) promovem a arrecadação de itens de higiene pessoal, agasalhos e cobertores. As doações podem ser entregues até o dia 31/08 aos membros do D.A. e da Atlética da Psicologia, além do ponto de coleta na sala do diretório, em frente à biblioteca do Campus Bom Conselho. A iniciativa partiu dos próprios alunos e alunas por entenderem que o exercício da Psicologia está ligado também às atitudes de amparo e acolhimento. “O Diretório Acadêmico acredita que o engajamento de toda a comunidade acadêmica, principalmente dos alunos de Psicologia, é essencial pois trata-se sobre compreender, de maneira prática, o acolhimento para com a sociedade e para com o ser humano, que promove não só a saúde física, mas também a saúde mental, situação com a qual os futuros psicólogos lidam constantemente ao longo de sua vida profissional”, comenta a aluna do quinto semestre de Psicologia e diretora do Diretório do curso, Thalita Monteiro Barbosa.

Toda a arrecadação será destinada à Associação Transbordamos, um grupo que defende, de maneira ativa, a presença dos direitos de transexuais no cotidiano na Região Metropolitana do Vale do Paraíba. “Um dos objetivos da chapa vigente é adotar uma abordagem mais social nas suas atividades e apresentar a realidade da comunidade além dos muros da Universidade para os alunos. Tendo isso em mente, decidimos amparar um grupo social por meio de uma campanha beneficente. Devido às baixas temperaturas, estamos promovendo uma campanha do agasalho para auxiliar a Associação Transbordamos, uma associação regional, que assiste a uma minoria muito desvalorizada pela sociedade, infelizmente: os transexuais”, explica a aluna.
Já no Departamento de Ciências Jurídicas, alunos e alunas do sétimo semestre de Direito da Universidade de Taubaté (UNITAU) também arrecadam agasalhos para doação. Os pontos de coleta podem ser encontrados em diversos pontos do Departamento e a entrega dos itens pode ser feita até 3 de julho. A aluna Ketilin Silva Bastos, uma das organizadoras da ação, reconhece que, mais do que adquirir conhecimentos técnicos, a Universidade é um espaço para ampliar a visão humana da atuação profissional, independente da área de conhecimento. “É importante ressaltar que todo curso consiste em uma função social, além do desejo de se formar e ser um ótimo profissional, também precisamos ser mais humanos e ajudar a sociedade como um todo”, comenta. “A campanha do agasalho e outros projetos beneficentes são ‘pequenas’ ações que fazem diferença na realidade de pessoas carentes, refletindo em uma sociedade melhor”, completa a aluna.

As ações estimuladas pela Universidade são pautadas pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 1.5, que prevê, até 2030, "construir a resiliência dos pobres e daqueles em situação de vulnerabilidade, e reduzir a exposição e vulnerabilidade destes a eventos extremos relacionados com o clima e outros choques e desastres econômicos, sociais e ambientais". Para saber mais sobre as ODS propostas pela Organização das Nações Unidas, clique aqui

A Pró-reitora estudantil, Profa. Dra. Alexandra Magna Rodrigues, celebra essas iniciativas solidárias dos alunos. “A Pró-reitoria estudantil parabeniza essa iniciativa dos diretórios acadêmicos em prol da campanha do agasalho, que é uma forma de promover a solidariedade e o cuidado com a comunidade. Reconhecemos que a participação estudantil a favor dessa causa humanizada é fundamental para enfrentar os desafios de uma sociedade injusta e desigual", pontua a pró-reitora. “Ao abraçar a campanha do agasalho, os estudantes demonstram empatia e sensibilidade em relação aos indivíduos que enfrentam condições de frio e vulnerabilidade. Esse movimento vai além da simples doação de roupas, representando uma ação coletiva de acolhimento e apoio aos menos favorecidos. Ao participar ativamente dessa iniciativa, os alunos estão trabalhando para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, estabelecendo um senso de responsabilidade social e fortalecendo os laços com a comunidade”, complementa a Pró-reitora.

Além de estudantes, professores e funcionários da Universidade de Taubaté, além de toda a comunidade externa, podem contribuir com a causa por meio de doações de roupas, agasalhos, cobertores e itens de higiene pessoal, como papel higiênico, escovas de dente, desodorantes, etc. Outra maneira de contribuir para as campanhas é a divulgação entre amigos e conhecidos.

Departamento de Psicologia (Campus Bom Conselho)
Av. Tiradentes, 500 - Jardim das Nações, Taubaté - SP, 12030-180
Horário de funcionamento: 7h30 às 12h | 13h às 17h | 18h às 22h

Departamento de Ciências Jurídicas
Parque Dr. Barbosa de Oliveira, 285 - Centro, Taubaté - SP, 12020-190
Horário de funcionamento: 8h às 20h30

Compromisso com a comunidade. Universidade do Futuro, UNITAU.
Ana Patrícia Marinho