Representantes da Animes e da Aimes entregam carta para diretor do MEC. Foto: Leonardo Oliveira-ACOM/UNITAU

Animes formaliza pedido de 30 mil bolsas para estudantes de instituições municipais de Ensino Superior durante encontro na UNITAU

Link curto: https://unitau.me/3NbisDq

16/06/2023 17h58

Reitora, Ensino Superior, Aimes-SP

A Associação Nacional de Instituições Municipais de Ensino Superior (Animes) formalizou nesta sexta-feira, 16 de junho, o pedido de bolsas para alunos das instituições associadas. O projeto pode beneficiar pelo menos 30 mil estudantes de todo o país.

O documento foi entregue pelo Presidente da Animes e do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco, Antônio Henrique Habib, ao Diretor de Políticas e Programas de Educação Superior e Secretário Substituto SESU – MEC, Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca, durante o 14º Encontro da Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior (Aimes), sediado pela Universidade de Taubaté (UNITAU).

“Temos aqui os dados das nossas instituições municipais com a propositura de uma parceria entre Animes e MEC para desenharmos, juntos, um projeto de bolsas para os nossos estudantes. Aqui, a gente fala da oferta de pelo menos 30 mil vagas, mas se o governo federal entender que pode subsidiar as municipais, podemos levantar o custo de todas as nossas instituições associadas”, afirmou Habib.

A Reitora da UNITAU e Vice-presidente da Aimes-SP, Profa. Dra. Nara Lúcia Perondi Fortes, lembrou da proposta do atual governo, de investir em instituições de ensino superior federais no interior do país, e reforçou que as associadas a Animes e a Aimes podem ser parceiras desse projeto.

“Por que não apoiar as municipais? Nós já temos as estruturas, temos qualidade de ensino, fazemos pesquisa, extensão, mas precisamos de recursos. Nós colaboramos com a comunidade local. Precisamos desse olhar do governo federal. Somos mais de 50 municipais em todo Brasil”, afirmou a Reitora da Universidade de Taubaté.

O Diretor de Políticas e Programas de Educação Superior falou sobre a importância das municipais e da abertura do MEC para a construção de políticas de acesso às instituições de Ensino Superior.

“A gente precisa de um Ensino Superior que dialogue com temas globais e enfrente grandes problemas, mas é fundamental a gente ter no Ensino Superior experiências que olhem para o local e que ofereçam respostas para os desafios do dia a dia das cidades e das famílias. Com certeza, as dezenas de universidade que compõem a Animes e a Aimes representam um elemento fundamental dessa engrenagem que envolve a formação do Ensino Superior em nosso país”, disse Fonseca.