Progressão na carreira docente | Foto: Júlia Quintão

Promoção na carreira é homologado e garante reajuste salarial a professores da UNITAU

Link curto: https://unitau.me/3p1ozlL

02/06/2023 18h33 ⋅ Atualizada em 13/06/2023 16h33

Pro-reitoria de Graduação, Progressão na carreira docente, Professor, Servidor, Valorização Docente

O mês de junho inicia com uma grande notícia para o corpo docente: foi homologado o resultado da promoção na carreira dos professores. Considerando o quadro atual de 458 docentes, mais de 20% dos servidores foram contemplados com o reajuste salarial.
O valor do aumento varia de acordo com o nível de progressão (são nove no total) e com o salário de cada servidor, uma vez que as porcentagens incidem sobre o valor total do vencimento mensal e levam em conta também os diferenciais pessoais, como o tempo de serviço. O maior índice é de 18%, aplicado no avanço de Professor Assistente nível 2 para nível 3.

A promoção na carreira é uma das prioridades da atual gestão que tem como pilares a sustentabilidade, a valorização dos recursos humanos, a inovação pedagógica e administrativa e a responsabilidade socioambiental.
Segundo a Profa. Dra. Miroslava Hamzagic, Presidente da Comissão Permanente de Progressão Docente - Coppad, durante todo o processo de planejamento e execução do plano de carreira, todos os docentes envolvidos agiram com tranquilidade e de forma colaborativa com a Pró-reitoria de Graduação.
“Todos estávamos ansiosos. A Universidade primeiro elaborou toda a legislação e depois começou um processo de promoção que agora está sistematizado, ou seja, estruturado com começo, meio e fim. A UNITAU realizou o que tanto precisava e queria. Estamos organizados para dar continuidade ao que determinam Lei e Deliberações. Hoje trago um sentimento de dever cumprido e gratidão”, comenta a presidente.
Os professores contemplados com a promoção passaram por um processo de avaliação que inclui a comprovação de titulação, a aprovação em avaliação de desempenho, a comprovação da participação na produção acadêmico-científica, em atividades propostas pelo programa de formação continuada da Instituição entre outros, conforme edital.
A Profa. Dra. Mayra Cecília Dellú, Pró-reitora de Graduação da Universidade, afirma que o processo deve ser contínuo e beneficiar professores que antes não preenchiam os critérios, mas passaram a atender as exigências.
“Eu fico feliz por fazer parte desta gestão que conseguiu mais esta realização, de uma maneira sustentável e eficiente, valorizando os nossos professores que são a força motriz da nossa formação profissional”, conclui.

A valorização e a promoção do servidor é uma preocupação constante da UNITAU desde sempre. Programas de formação continuada, de bonificação por excelência, de concessão de bolsas de estudos e de cuidados com a saúde e com a qualidade de vida dos servidores são prioridades.
O servidor técnico-administrativo também possui um plano de carreira específico, que dá a oportunidade de receber uma retribuição em acréscimo de até 5% no valor do vencimento, conforme seu desempenho.
Deste modo é possível identificar o compromisso que a Instituição tem com seus colaboradores. Sempre em busca de melhores caminhos e estratégias para beneficiar a todos.

Compromisso com o servidor. Universidade do Futuro, UNITAU.