Alunos da UNITAU iniciam período de provas neste semestre. |Foto: Caio Pascal

Como manter a saúde mental em equilíbrio durante o período de provas?

Link curto: https://unitau.me/42nIHMl

01/06/2023 08h49 ⋅ Atualizada em 01/06/2023 18h45

ALUNO, saúde mental, Provas, PAPS, Ansiedade, Graduação

Começa nesta quinta-feira (1), o período de provas oficiais do primeiro semestre de 2023 dos alunos da Universidade de Taubaté (UNITAU). Por mais que seja uma etapa já esperada por todos, ainda paira o peso da aprovação ou da desaprovação.
A ideia de ter de se preparar e de estudar para diferentes provas, cada uma com um assunto diferente, pode sobrecarregar e causar uma piora na saúde mental do aluno. Além da ânsia de ir bem nas provas, surge o almejo pela excelência, o que, quando não conseguido, pode abalar a autoestima.
Nesse momento, é importante que o aluno tenha uma rotina equilibrada, mas não apenas no período de provas, alerta a Profa. Ma. Fernanda Cardoso Fraga Fonseca, docente do curso de Psicologia da UNITAU. É necessário ‘‘cuidar da alimentação, da atividade física e do sono e estudar. Manter um ritmo constante é mais importante do que estudar muito’’.
A professora também salienta alguns hábitos a serem adotados para passar o período de maneira leve. ‘‘Ter a consciência de que a pessoa fez o que estava ao alcance dela, dentro das condições possíveis, e que não dá para se fazer tudo o que não se fez durante o semestre em uma semana. No final do semestre, pode-se fazer uma lista de tudo o que se precisa fazer, e depois separar por grau de importância e urgência. Quando há muitas coisas a se fazer, alguma delas terá de ser sacrificada. Também assumir aquilo que não vai dar conta e explicar para as pessoas envolvidas é melhor do que tentar dar conta de tudo e não conseguir ou adoecer tentando’’, diz.
Para a Profa. Fernanda, uma rotina desequilibrada que leva ao adoecimento não é sustentável e pode trazer males para a saúde física e mental. Assim, é preciso entender quais são os limites. O corpo demonstra esses limites por meio de sinais: dores e cansaço prolongados; alteração no sono (insônia ou hipersonia); e alimentação desregulada (falta de apetite ou come-se mais do que precisa). Além de aparecerem sintomas comportamentais, como irritabilidade excessiva; falta de motivação; choro frequente ou aparentemente sem motivo; falta de prazer em atividades que eram prazerosas; sentimentos de ineficácia e de culpa frequente e constante.
‘‘Estes são sinais que podem indicar que você não está bem. Ouvir as pessoas que convivem com você e lhe querem bem também é importante. Quando elas sinalizam que você mudou, que parece abatido ou que está ‘dando muita patada’, são coisas para refletir com cuidado e procurar ajuda de profissionais da saúde mental, psicólogos e psiquiatras’’, avalia a professora.

Busca por excelência

Durante esse processo de avaliações pode surgir uma outra pressão, que é o almejo pela excelência. No meio de tantas demandas a serem cumpridas, esse pode ser um objetivo difícil de se completar.
‘‘Nós vivemos em interação com o nosso ambiente. Então, podemos ter um cenário de muitos afazeres, muitas expectativas, muitas exigências externas, outras situações que não contribuem, outros problemas que nem sempre são nossos, questões de saúde mental que não estão inteiramente sob nosso controle.’’, comenta a professora.
‘‘Tudo isso contribui para o sucesso ou para o insucesso. Podemos olhar as coisas de forma mais ampla, ao invés de olhar apenas o próprio desempenho e achar que ‘tinha de dar conta de tudo’. Algumas vezes isso não é possível. Também não é legal a comparação entre colegas. As pessoas são diferentes e têm ritmos diferentes. Então, seja gentil consigo mesmo e não se compare com os outros’’, aconselha.

Apoio psicológico

A UNITAU, por meio do Projeto de Apoio Psicossocial (PAPS), oferece auxílio aos estudantes para o desenvolvimento dentro e fora do meio acadêmico. Os estudantes, em qualquer época do curso, podem procurar e solicitar o atendimento para receber orientação em qualquer situação que lhes cause desconforto e que possa prejudicar seu desempenho acadêmico.
Para atendimento, entre em contato e envie um e-mail para pre@unitau.br, contando suas dificuldades e suas necessidades de ajuda.

Caio Pascoal