Encerra o processo de seleção do Projeto Rondon de 2023.1 |Foto: Arquivo Pessoal

UNITAU divulga o resultado dos(as) selecionados(as) para o Projeto Rondon

Link curto: https://unitau.me/42t36jD

05/05/2023 15h31 ⋅ Atualizada em 05/05/2023 15h39

ALUNO, Projeto Rondon, Extensão, Projeto de Extensão, Oportunidade

Foi divulgado o resultado dos(as) alunos(as) selecionados(as) para o Projeto Rondon em 2023. Ao todo foram cerca de 160 inscrições e 10 selecionadas, sendo duas suplentes. A equipe deste ano está totalmente feminina e conta com alunas dos cursos de Letras, Enfermagem, Medicina, Medicina Veterinária, Direito, Serviço Social e Jornalismo.

A operação da UNITAU pelo Projeto Rondon neste ano acontecerá em Alto Alegre dos Parecis, em Rondônia, entre os dias 6 e 23 de julho, cuja vivência contempla atividades culturais, de direitos humanos e justiça, educação e saúde. A oportunidade é uma troca de experiências em diversas maneiras, seja entre os alunos e seus respectivos cursos, ou pelo intercâmbio de conhecimentos entre Instituições de Ensino Superior e a comunidade local.

A aluna Giulianna Salvatto, do curso de Medicina Veterinária, foi uma das selecionadas e comentou como está animada para viver essa oportunidade que lhe desperta uma mistura de sentimentos. “Eu tenho grandes expectativas sobre essa experiência, desde passar a temporada acompanhada do Exército até conhecer as tribos indígenas”, exemplifica. Durante o processo seletivo, dividido por etapas, Giulianna e os demais candidatos precisaram apresentar modelos de atividades interdisciplinares a serem aplicadas na vivência em Rondônia. “Eu sempre quis essa experiência da extensão universitária, e ser aprovada foi uma surpresa, já que minha oficina foi sobre saúde da mulher e maternidade e meu curso é Medicina Veterinária”, comenta.

A Profa. Dra. Amanda Romão Paiva, coordenadora do Projeto Rondon, destaca que o bom desempenho dos alunos e alunas inscritos(as) tornou o processo seletivo difícil, mas que demonstra a qualidade do ensino da Universidade de Taubaté, que forma não só profissionais como também cidadãos atentos e engajados com o contexto social. “Foi muito difícil a seleção. Muitos alunos estão aptos a participar, são todos muito bons, sem exceção. (...) Tentamos contemplar o maior número de Departamentos possíveis, como é feito todos os anos". Além disso, a adesão de alunos no projeto surpreendeu positivamente, refletindo a representação de diversos Departamentos por alunos interessados pela iniciativa e, consequentemente, um olhar multidisciplinar sobre a atuação do Projeto Rondon.

Apesar da operação acontecer apenas no meio do ano, os preparativos já começaram. Os trabalhos começam com uma viagem precursora da coordenação do Projeto, representada pela Profa. Dra. Amanda Romão, que consiste em um “reconhecimento de campo”, ou seja, momento em que é feito um levantamento de informações para que as atividades oferecidas durante o projeto sejam adaptadas à realidade da região.

Outras oportunidades na extensão

Além da operação “Sentinelas Avançadas” em julho, os alunos e alunas da Universidade de Taubaté que cursarão a partir do segundo ano da graduação em 2024 e tenham interesse pela vivência extensionista, já devem ficar atentos(as) para as próximas seletivas do Rondon Nacional e também para o Rondon Regional, que é um projeto institucional da UNITAU que realizará ações de cidadania para municípios do Vale do Paraíba, levando a produção de conhecimento para além dos muros da instituição.

Além do Projeto Rondon, a Universidade de Taubaté promove outras diversas atividades e projetos de extensão disponíveis para os alunos dos cursos de graduação. São atividades voltadas para bem-estar, saúde, cidadania, educação e outros. Para saber sobre todas elas, basta acessar a página da Pró-reitoria de Extensão (PREX), na aba “programas e projetos”.

Compromisso com a comunidade. Universidade do futuro, UNITAU.
Bia Sanas Zamboni