Estudantes da UNITAU se preparam para o 57º JUTA | Foto: Leonardo Oliveira/ACOM-UNITAU

57º JUTA: saiba tudo sobre o evento estudantil que movimenta a UNITAU

Link curto: https://unitau.me/422vNEm

03/05/2023 19h20 ⋅ Atualizada em 05/05/2023 12h17

JUTA, Integração, Vivência universitária, Esporte, 57º JUTA, ALUNO

Entre os dias 8 e 13 de maio, a Universidade de Taubaté (UNITAU) sedia os jogos da 57ª edição dos Jogos Universitários de Taubaté, o tradicional JUTA. Promovido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), juntamente com as Atléticas, Diretórios Acadêmicos e Centros Acadêmicos dos cursos de graduação presencial da UNITAU, o evento reúne estudantes atletas e torcedores no campus Bom Conselho. A abertura acontece na sexta-feira, 5 de maio, com a presença das delegações de cada curso e convidados.

Esporte, solidariedade e integração

Neste ano, o JUTA é formado por 23 modalidades esportivas, nas categorias feminino e masculino. Dentre elas estão o tradicional futebol - de campo, society e futsal -, bem como vôlei e handbol. Outras modalidades como beach tenis, xadrez e dama foram mantidas para esta edição.

Seja na quadra, na água ou na areia, todos os estudantes da UNITAU são convidados a representar o seu curso, que já estão com os treinos a todo vapor para fazerem bonito no 57º JUTA. Neste ano, 16 equipes disputarão o lugar mais alto do pódio: Medicina Veterinária, Odontologia, Psicologia, Engenharia Mecânica, Medicina UNITAU campus Caraguatatuba (A.A.A.P.C.M), Centros Acadêmicos dos cursos de Letras e História e Diretórios Acadêmicos dos cursos de Pedagogia (Humanidades), Biologia (Atlética Toca do Gambá), Engenharia da Computação e Engenharia Civil (COVIL), Diretório Acadêmico da Agronomia, A.A.A Comunicação Social, Atlética Arquitetura e Urbanismo, Nutrição, Educação Fisica, Atlética e Diretório Acadêmico Direito UNITAU, Departamento de Gestão e Negócios (GEN) e Fisioterapia.

Mas fora das quatro linhas, a mobilização estudantil também faz um show de solidariedade, visto que a arrecadação de alimentos e o estímulo à doação de sangue também se tornaram modalidades competitivas neste ano. “Essas modalidades foram feitas com o intuito de ajudar o próximo. Como temos vários cursos, com essa quantidade de alimentos arrecadados, podemos ajudar muita gente”, explica o Diretor de Esportes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Tom Camargo de Araújo, aluno do 3º semestre de Engenharia Civil. “A ideia da doação de sangue surgiu porque avaliamos a necessidade do banco de sangue da cidade. Incluímos essa [modalidade] para incentivar [a doação] e ajudar a população”, conta.

Seja torcendo ou jogando, o aluno e a aluna que participa do JUTA celebra com o time as conquistas e naturalmente se indigna com as perdas que fazem parte do jogo. Para o diretor de esportes do Diretório Central dos Estudantes, apesar das emoções despertadas pelo esporte, o principal objetivo desta vivência é a integração, sempre com respeito e sabedoria. “O propósito dos jogos é principalmente a integração dos estudantes, prezando o fair play dentro de quadra e o respeito a todos. O JUTA propõe uma competição saudável entre os alunos(as) e os cursos”, enfatiza Tom Araújo.

Acolhimento e segurança

As atividades movimentam a rotina da comunidade acadêmica de uma maneira diferente e para que toda a estrutura funcione, a Universidade de Taubaté, por meio da Pró-reitoria Estudantil e da Pró-reitoria de Administração, elaborou protocolos para que a semana do JUTA seja sinônimo de integração, esporte e bem-estar para todos e todas, promovendo um acolhimento seguro para a comunidade estudantil da UNITAU.

1. Por segurança, neste ano, os jogos são promovidos apenas para alunos da Universidade de Taubaté;
O estacionamento do campus Bom Conselho deverá ser esvaziado até às 16h;

2. As entradas do campus Bom Conselho serão organizadas em filas para a revista pessoal e a verificação de bolsas e mochilas com detector de metais. Por isso, a dica é que os alunos e alunas, atletas e torcedores, levem apenas o essencial para evitar filas;

3. Não é permitida a entrada com bebidas alcóolicas nos campi da Universidade de Taubaté, seja em copos, garrafas, canecas, etc;

4. Não é permitida a entrada com copos e/ou garrafas de vidro, guarda-chuvas e/ou qualquer outro material cortante e/ou que possa comprometer a integridade física dos(as) participantes. Canecas e garrafas de plástico/alumínio poderão ser utilizadas, desde que vazias;

5. Não é permitida a entrada de vendedores externos. Os participantes poderão utilizar os bebedouros espalhados pelo campus, bem como poderão consumir produtos oferecidos pela cantina;

6. A UNITAU disponibilizará de um efetivo de segurança espalhado pelo campus. Esperamos que você não precise, mas se precisar, acione a equipe e ajude a tornar o JUTA mais seguro para todos e todas.

Confira aqui o vídeo com os protocolos de segurança para o JUTA 2023

Compromisso com você. Universidade do Futuro, UNITAU.