(Foto: Leonardo Oliveira/ACOM UNITAU)

Dia Mundial da Educação referencia a adaptação das escolas ao uso de tecnologias

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28/04/2023 12h10 ⋅ Atualizada em 28/04/2023 12h10

História, Letras, Pedagogia

 

Nesta sexta-feira (28), é comemorado o Dia Mundial da Educação, data escolhida pela realização do Fórum Mundial de Educação, fomentado em Senegal, há 23 anos. O marco busca garantir que todas as crianças e jovens do mundo pudessem se beneficiar de educação básica de qualidade. Diante deste cenário, o uso da tecnologia pode auxiliar na promoção de educação qualidade aliado à formação de profissionais preparados para o desafio do mercado de trabalho. 

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em 2021, mais de 2,5 milhões de professores lecionaram no Brasil, dentre estes 595 mil trabalharam na Educação Infantil e mais de um milhão exerceram suas funções no Ensino Fundamental. O diretor do Departamento de Pedagogia, Prof. Dr. César Augusto Eugênio, assegura que um dos momentos mais importantes do aprendizado é a Educação Básica, constituída nos primeiros anos do Ensino Fundamental, ou seja, do 1º ao 5º ano, momento em que ocorre a alfabetização e letramento.  

Entre 2018 e 2022, a Universidade de Taubaté (UNITAU) formou 194 profissionais nos cursos de História e Letras, além 200 pedagogos. O Prof. César detalha o processo de formação no curso de Pedagogia. “A graduação é focada em disciplinas de Fundamentos da Educação, dentre elas pode-se citar Filosofia e Sociologia. Outro foco do curso são as matérias com viés mais prático, ou seja, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Arte e Educação Física”. 

O docente ainda diz que o curso de Pedagogia tem ações extracurriculares. “Para além da própria estrutura curricular temos algumas iniciativas que atuam na rede municipal de ensino de Taubaté, tanto aquelas financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a residência pedagógica. O PIBID concentra alunos que estão até no 4º semestre, e a residência para que aqueles que estão entre o 5º semestre e o final do curso. Além desses programas, temos também as iniciativas que vem do convênio com a Prefeitura Municipal de Taubaté, são projetos que atendem tanto a Educação Infantil como os anos iniciais do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano”, ressalta. 

O especialista explica os atuais desafios para a Educação Básica no Brasil. “A escola nasce neste formato que temos, de sala de aula, carteiras, quadro, giz e o professor na frente olhando para as crianças, ainda com essa perspectiva da autoridade intelectual, essa escola precisa mudar, até em porque muitas vezes as crianças acabam substituindo o professor pelo celular, vendo jogo ou vídeo. A escola precisa ser interessante, significativa e atual. Dessa forma, o aluno deixa de ser passivo no processo de aprendizado e se torna ativo em tal processo, não no sentido de deixar de lado o seu trabalho a sua essência. Muito pelo contrário, precisa tornar contemporânea as suas práticas, o grande desafio da escola é se colocar como um espaço de produção de conhecimento e não [somente] de acesso à informação, dessa forma ele acaba tendo também um envolvimento maior como ensino. A escola é o lugar de produção de conhecimento, produzido de forma significativa. De maneira que atenda às necessidades de uma sociedade em constante mudança”, analisa.  

O diretor avalia que o uso de tecnologia pode ser aliado à promoção do aprendizado. “Deve existir o equilíbrio e o uso consciente da tecnologia em favor dos processos de ensino e de aprendizagem. Porém é importante destacar que quando se pensa em substituir o professor pela inteligência artificial corre-se o risco de tal informação não se transformar em conhecimento”.   

Ele analisa que neste cenário, a UNITAU promove a formação de profissionais em educação preparados para o desafio de construir a vivência escolar transformadora e que garante o acesso igualitário ao ensino. “A importância do pedagogo, nesse contexto, é realmente indiscutível, porque ele está sendo preparado para atuar neste mundo desafiador contemporâneo, com capacidade e potencial de transformação de fazer uma escola que tenha sentido, que seja atraente e consiga dialogar com as novas tecnologias de informação e comunicação ao mesmo tempo que consiga promover processos de produção e de conhecimento”, finaliza.  

Colaboração: Elifas Magalhães/ACOM UNITAU