Alunos da graduação da UNITAU podem participar do projeto de extensão: "Cursinho Libertas" (Foto: Leonardo Oliveira/ ACOM UNITAU)

Cursinho Popular Libertas: projeto de extensão da Universidade de Taubaté fortalece acesso ao Ensino Superior

Link curto: https://unitau.me/3GXDraC

19/04/2023 08h58

Ensino Superior, Projeto de Extensão, Cursinho Libertas

“Ter conhecido o cursinho foi um grande milagre na minha vida. Eu sempre tive a ambição de buscar novas oportunidades e de entrar em uma universidade. No entanto, eu não tinha condições de pagar um cursinho e muito menos uma faculdade particular, pois eu vim de uma família muito humilde. Minha mãe é empregada doméstica, o meu padrasto é pedreiro e fui criada na periferia de Taubaté. Ou seja, tinha diversos motivos para ter meus sonhos e desejos limitados. Até que meus professores comentaram sobre a existência do ‘Cursinho Popular Libertas’. Então, decidi me inscrever, mesmo vivendo o contexto difícil de um vestibulando e reconhecendo as minhas limitações por ter uma defasagem de estudo muito grande. E eu queria aproveitar essa oportunidade única de poder estudar com profissionais e com pessoas já inseridas no universo acadêmico.”

Esse relato é da egressa do “Cursinho Popular Libertas” Bárbara Vitória Ramos da Silva, de 19 anos, que atualmente vive o seu antigo sonho de realizar uma graduação. A iniciativa que contribuiu com a transformação da realidade da jovem e de centenas de cidadãos é um projeto de extensão da Universidade de Taubaté (UNITAU) que, há mais de 10 anos, oferece aulas preparatórias para vestibulares de forma gratuita para a comunidade e conta com a participação de acadêmicos, de professores e de egressos voluntários.

Diante disso, a comunidade e os universitários participantes são beneficiados, uma vez que, ao aplicarem os conhecimentos obtidos em sala, os acadêmicos ganham novas perspectivas acerca de sua futura profissão. O coordenador do “Cursinho Popular Libertas”, Prof. Me. Luzimar Goulart Gouvêa, comenta sobre as vantagens da atividade. “Os alunos que se envolvem no projeto de extensão do ‘Libertas’ têm uma formação mais refinada, porque eles passam a ter novas vivências e se colocam no lugar de professores. Com isso, eles têm um aprimoramento acadêmico considerável. Além do que, por se tratar de um projeto de extensão, existe a prestação de serviços à comunidade e o rico contato com a sociedade. O cursinho também contribui com a humanização dos alunos envolvidos”.

A açãoestá com o processo seletivo de voluntários aberto. Os universitários que desejarem realizar a inscrição, devem acessar esse formulário. Além disso, os indivíduos que tiverem interesse em se tornarem alunos do “Libertas” podem comparecer ao Campus da Juta, aos sábados, às 8h30, ou acessar este site para mais informações.

Ana Patrícia Marinho