Evento discute tendências de tecnologia e empreendedorismo entre egressos (Foto: Ana Patrícia | ACOM)

Egressos e professor da Universidade de Taubaté participarão de encontro nacional de inovadores no ramo de negócios

Link curto: https://unitau.me/3GhgNJK

05/04/2023 10h35 ⋅ Atualizada em 05/04/2023 10h37

Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Administração, Engenharia

 

Nesta quarta-feira (5), a partir das 19h,Taubaté será um entre os 120 municípios que receberão simultaneamente o Encontro de Colegas no Ecossistema de Inovação (ECEI), no Jardim Pocket Park. A reunião, que tem como objetivo promover o networking entre os profissionais pelo território nacional, contará com a participação dos egressos da Universidade de Taubaté (UNITAU) Karina Vasques e Daniel de Faria, referências na área de inovação. Além da presença do Professor dos cursos de Engenharias Civil, Elétrica e Mecânica, Prof. Dr. Ederaldo Godoy Junior.

Karina Vasques, egressa do curso de Administração de Empresas, atua hoje como promotora de startups, ou seja, a profissional auxilia empresas emergentes que desejam aumentar a rentabilidade e alcançar taxas lucrativas.

A especialista comenta que a UNITAU é uma instituição de ensino diferenciada. “Para mim, é uma universidade de primeira linha por conta da sua capacidade de formação e também pela própria capacidade de entrega aos alunos. A instituição entrega elementos de base que dão aos alunos amparo profissional para seguir a carreira. Graças aos conhecimentos obtidos durante a minha graduação, pude concorrer com profissionais de muitas outras instituições de ensino e ser capaz de passar nos processos seletivos – desde estágio até cargos de nível sênior – portanto, a UNITAU, mais especificamente o curso de Administração de Empresas, deixa o aluno pronto para concorrer com outros profissionais e para oportunidades em qualquer lugar do Brasil”.

Daniel de Faria Pereira, engenheiro mecânico e civil formado pela UNITAU, consagrou-se no cenário nacional por ter desenvolvido um método inovador. Ele criou um sistema maquinário para a criação de camarões marinhos fora dos oceanos. Além disso, Pereira apresentou sua inovação no “SharkTank Brasil”, um reality show no qualempreendedores conquistam investidores renomados com seus projetos. O egresso fez parte da quarta temporada do programa e encantou os jurados com sua invenção.

Ele destaca que a instituição de ensino superiordesempenha um papel importante no mercado, formando profissionais de alto nível em diferentes segmentos. “A UNITAU tem muita representatividade no contexto e no mercado de trabalho dos negócios, não só nacional, mas também internacionalmente, graças à qualidade do corpo docente. Além disso, a instituição me proporcionou muitos contatos enetworking. Inclusive, hoje, tenho vários ex-colegas de faculdade que são colegas de trabalho, diretores de grandes indústrias ou de multinacionais. Então, essas relações interpessoais, vindas da graduação, trazem um movimento muito grande para a cadeia de negócios em si,tendendo sempre a contribuir com a materialização de parcerias e com o desenvolvimento de projetos com profissionais já conhecidos por mim e até mesmo com os professores, que são pessoas com muita relevância na sociedade e comprometidas com prover melhorias para a comunidade, tudo isso graças à parceria que fizemos ainda quando [eu] era um acadêmico”, ressalta.

O Prof. Ederaldo Godoy Junior comenta sobre o preparo e o amparo oferecidos aos estudantes pela UNITAU. “Nós, professores, incentivamos que o aluno desenvolva um projeto para que a semente do empreendedorismo possa ser plantada dentro dele e, quem sabe, no mercado de trabalho, render frutos a ele. E, por meio das disciplinas ‘Projeto Integrador I,II,III’ e ‘Inovação Tecnológica’, a UNITAU consegue promover esse espírito empreendedor nos acadêmicos. Paralelamente, nós damos apoio para que esses alunos empreendedores se desenvolvam, se acelerem via nosso Hub de Inovação, no Departamento de Engenharia Mecânica, e o NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica). Tudo isso para fomentar o empreendedorismo de base dentro da Universidade de Taubaté”.

O evento é aberto ao público, mas é necessário efetuar inscrição prévia. Para fazê-la, acesse esse link.

Confira a programação completa:

19h00 – Abertura, com o Prof. Dr. Ederaldo Godoy Junior (Universidade de Taubaté);

19h10 – Palestra com Henry Suzuki (Idealizador do evento);

19h20 – Palestra com Daniel Faria (Aqualuz / Case SharkTank);

19h30 – Palestra com Karina Vasques (Consultoria Guidde / Case Loggi);

19h45 – Apresentação das startups inscritas.

Ana Patrícia Marinho

ACOM/UNITAU