O prof. Olavo com as famílias de Vitória e de Davi no Hospital Municipal Universitário de Taubaté | João Rangel - ACOM/UNITAU

Equipe da UNITAU aplica procedimento inovador de cirurgia fetal no HMUT

Link curto: https://unitau.me/3zlv2JY

30/03/2023 14h38

Medicina, Inovação, Destaque, UNITAU, Hospital Municipal Universitário de Taubaté

 

Pela segunda vez, em um intervalo de cinco anos, uma equipe médica formada por professores da Universidade de Taubaté (UNITAU) e por residentes do Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT) aplicou, com sucesso, uma técnica inovadora de cirurgia fetal para a correção de uma malformação congênita denominada gastrosquise.

O primeiro procedimento aconteceu em 23 de maio de 2017, no nascimento de Vitória,  e o segundo foi realizado no dia 28 de fevereiro deste ano, no parto de Davi. As duas mães foram operadas por uma equipe composta por 12 profissionais, entre os quais 6 médicos e 6 residentes do HMUT. Poucos hospitais brasileiros estão habilitados a realizar esse tipo de cirurgia.

A gastrosquise é identificada por meio do ultrassom obstétrico. O exame detecta que o bebê apresenta uma abertura em sua barriga e que os intestinos (na maioria dos casos) estão do lado de fora, em meio ao líquido amniótico. O diagnóstico surge entre a 4ª e a 10ª semana de gestação. O caso mais famoso e recente de gastrosquise ocorreu com a filha do surfista Pedro Scooby. A menina foi submetida a um tratamento-padrão.

De acordo com a Fiocruz, a incidência dessa malformação chega a 5 para cada grupo de 10.000 nascidos vivos, mas estudos indicam um aumento progressivo de casos nos últimos anos.

Durante a operação, parte da equipe se concentra na mãe, e a outra parte fica atenta aos sinais vitais do bebê. A primeira etapa é uma cesariana, com a remoção da criança da barriga da mãe e a sua colocação ao lado, com o cordão umbilical ainda conectado à placenta e útero. A mãe recebe uma medicação que chega ao bebê pelo cordão. O estado de relaxamento da criança possibilita a inserção dos órgãos para dentro da barriga e o seu fechamento. Somente depois desse procedimento, que dura cerca de 10 minutos, é que o cordão umbilical é cortado e o bebê nasce de fato.

“São os 10 minutos mais longos da minha vida. Nossa percepção do tempo muda nesse instante, em um estado de atenção total. A mãe e o bebê são monitoradas o tempo todo. Quando terminamos, é impossível não se emocionar”, afirma o Prof. Esp. Olavo Novaes Vieira Braga Ferraz, cirurgião pediátrico da UNITAU responsável por realizar os dois procedimentos no HMUT.

O cirurgião destaca o trabalho em equipe, que exige absoluta coordenação entre todos os envolvidos em uma coreografia submetida a treinos antes do procedimento real.  “Eu também tenho que me despir de qualquer vaidade nesse momento e estar preparado para cancelar o procedimento. Só vamos saber se a cirurgia vai ser possível e dar certo no momento em que retiramos a criança da barriga da mãe. Caso as condições não sejam as ideais, temos de cancelar e de optar por uma conduta-padrão.”

Momento do procedimento realizado em fevereiro de 2023 | HMUT

De acordo com o Prof. Dr. Gregorio Lorenzo Acacio, médico especializado em Medicina Fetal da UNITAU e que também participou da equipe do HMUT, esse tipo de procedimento traz como vantagens a redução no período de internação, uma recuperação mais rápida da criança e o acesso precoce ao leite materno. “Em um caso como esse, do nascimento do Davi, ele não precisou ser entubado e anestesiado para a cirurgia. Logo após o procedimento, o pai pegou o bebê no colo, teve o contato imediato. Também houve a redução dos riscos de infecção.”

Procedimentos como esses são uma oportunidade de conhecimento para os alunos e para os residentes que atuam no Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do HMUT. As atividades de graduação envolvem estudantes do 1º ao 6º ano. E o Programa de Residência Médica tem três anos de duração.

“O acolhimento do casal e sua família começa no pré-natal, com visitas à UTI neonatal e com o conhecimento das equipes que serão as responsáveis pelo acolhimento do recém-nascido. A transparência nas conversas, o acompanhamento em conjunto com a Psicologia e a empatia com as situações ensinam a nós, professores, e aos nossos alunos muito mais que a Medicina, reforçam a importância do “cuidar”, da alegria, do amor e da satisfação em ver os bebês saudáveis”, destaca a Profa. Ma. Simone de Lima Silva, coordenadora médica do serviço de Ginecologia e Obstetrícia do HMUT.

Encontro

Em Taubaté, as famílias da pequena Vitória, hoje com 5 anos, e do recém-nascido Davi puderam se encontrar no HMUT para partilhar suas experiências. Assista nesse vídeo trechos das entrevistas. Em comum, as famílias relataram o sentimento de desamparo pela situação inesperada e a incerteza quanto ao futuro das crianças.

“A gente não sabia o que nos esperava até o parto. Era algo novo, a situação dela, pelo tempo de gestação. O intestino da Vitória estava todo para fora, então ficava na dúvida se ela poderia nascer com outras malformações também”, relembra Sara Feital Ramos, mãe de Vitória.

Aline Ribeiro Monteiro, mãe de Davi, destaca a importância dos exames do pré-natal para identificar eventuais problemas e permitir a preparação para superá-los. “Gostaria de falar da importância do ultrassom na gravidez. Se a gente não tivesse feito o ultrassom no tempo certo, não teria descoberto. O pré-natal em si é muito importante para dar tudo certo no final.”

“A cirurgia da Vitória foi muito importante, ela foi pioneira nisso e talvez a gente poderia não estar aqui, foi uma salvação para nós”, completa Sidnei Ferreira Alves Júnior, pai de Davi.

Confira abaixo a relação dos profissionais envolvidos com os dois procedimentos realizados no HMUT.

Prof. Esp. Olavo Novaes Vieira Braga Ferraz - cirurgião pediátrico

Prof. Dr. Gregorio Lorenzo Acacio – ginecologista e obstetra especializado em medicina fetal

Profa. Ma. Simone de Lima Silva – ginecologista e obstetra especializada em medicina fetal e gestação de alto risco

Prof. Guilherme Pedrosa Guizelli – anestesiologista

Maria Isabel Ferreira Gomes Pereira - neonatologista

Profa. Rebeca Otani Pereira Resende – obstetra no procedimento da Vitória

Paula Eline de Souza Gil Lobão – obstetra no procedimento do Davi

Tamara Frank das Neves Guerra - especialista em gestação de alto risco e ultrassonografia obstétrica

A UNITAU agradece aos médicos residentes da Anestesiologia, Cirurgia, Obstetrícia e Pediatria no apoio à realização dos dois procedimentos.

ACOM/UNITAU