Resultados da atuação do projeto Observatório da Violência com a Polícia Civil integram parte de ações de combate à violência na região da RMVale | Fo

Projeto da UNITAU, "Mulheres que Inspiram Outras Mulheres" expande e deve tornar parte de programa da Polícia Civil para o enfrentamento da violência

10/03/2023 20h15

Mulheres que Inspiram, Conscientização, Combate à violência de gênero, Delegacia de Defesa da Mulher, Polícia Civil, RMVale, Observatório da Violência, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ONU, ODS ONU, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável N°16

 

Em 8 de março, data que marca a luta feminina pela garantia de direitos e a equidade de gênero, o auditório do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade de Taubaté (UNITAU) sediou o evento oficial de lançamento do projeto “Mulheres que Inspiram Outras Mulheres”, com a presença da comunidade acadêmica, a comunidade externa, autoridades e gestores públicos. A ocasião rendeu homenagens às mulheres que deram voz e rosto à iniciativa e às voluntárias que atuaram no projeto, que agora deve integrar ações de um programa institucional da Policia Civil para o enfrentamento da violência de gênero na RMVale. 

Os resultados da atuação do projeto de extensão Observatório da Violência em parceria com a Polícia Civil, portanto, poderão ser refletidos por todos os municípios do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte “Para a UNITAU, acredito que seja um ganho muito grande, na medida em que os alunos participam ativamente no desenvolvimento das atividades, aliando o conhecimento teórico ao prático, o que viabiliza o enriquecimento do processo pedagógico. Também ganham os munícipes, uma vez que, cumprindo o seu papel social, a Universidade contribui para a prevenção da criminalidade local, bem como para a repressão eficiente do ilícito já ocorrido e pelo acolhimento jurídico, psicológico e assistencial às vítimas de violência doméstica e familiar contra a mulher”, comenta o Prof. Esp. Daniel Estéfano, docente no Departamento de Ciências Jurídicas e coordenador do Observatório da Violência. 

“O ambiente acadêmico é o nosso ambiente de debate, de estudo, de reflexão, de pesquisa em todos os sentidos. É o ambiente que pode nos permitir, efetivamente, apresentar ferramentas de evolução à nossa comunidade”, enfatizou  Waldir Covino Júnior , Delegado de Polícia e Diretor Geral da Polícia Civil no Vale do Paraíba, durante seu discurso no evento de lançamento. “Com o início hoje, deste projeto [Mulheres que Inspiram Outras Mulheres], nós temos efetivamente o início desse programa [da Polícia Civil], que em curto prazo passará a uma atividade que envolve os homens, porque é muito claro que, obviamente, as mulheres precisam de uma atenção especial, mas não podemos ignorar a abordagem com os homens”, pontuou . 

 

Informação

Foram lançados um documentário, uma cartilha e uma exposição fotográfica itinerante. Os materiais, frutos da parceria entre a UNITAU, por meio do projeto de extensão Observatório da Violência, e as Delegacias de Defesa da Mulher de Taubaté e de Pindamonhangaba, levam informação e conscientização para toda a sociedade para o enfrentamento aos diversos tipos de violência contra a mulher.

Além da distribuição das cartilhas físicas em Taubaté e Pindamonhangaba neste primeiro momento, qualquer pessoa poderá acessar o site oficial do projeto para fazer download da cartilha. O material traz, de maneira didática, os sinais da violência, o ciclo da violência e os canais para denúncia. No site, também é possível assistir ao documentário que reúne as histórias de oito mulheres que, com luta e coragem, superaram o passado violento, ergueram suas vozes e hoje inspiram outras mulheres a romperem com o ciclo da violência. O local ainda informa a agenda da exposição itinerante permanece por locais de Taubaté e Pindamonhangaba ao longo do mês de março. Clique aqui para acessar a página do projeto “Mulheres que Inspiram Outras Mulheres”. 

 

Compromisso com a comunidade. Universidade do Futuro, UNITAU. 

ACOM/UNITAU