Sistema Integrado de Bibliotecas oferece treinamentos para alunos, professores e funcionários. | Foto: Leonardo de Oliveira

Servidores da UNITAU têm acesso às bibliotecas da Universidade

03/03/2023 21h07 ⋅ Atualizada em 27/03/2023 15h25

Aluno, Funcionário, Professor, Curriculo Lattes, CAPES, Sistema Integrado de Bibliotecas, SIBI, Serviços

É bem comum pensarmos na leitura como um meio de expandir o conhecimento, mas seus benefícios vão muito além disso. Estudos mostram que ter o hábito de ler pode melhorar a saúde mental, a saúde física e até estimular a criatividade visto que toda a história é criada dentro da cabeça do leitor e por isso estimula diversas áreas do cérebro.

E não precisa dedicar muito tempo para um grande benefício na saúde, uma pesquisa da Universidade de Sussex, na Inglaterra, revelou que seis minutos diários de leitura já são suficientes para aliviar o estresse e as tensões. Ler melhora o funcionamento do cérebro, desenvolve o senso crítico, estimula a imaginação, amplia o conhecimento, enriquece o vocabulário e a escrita.

Pensando em todos esses benefícios, o conjunto de bibliotecas dos Departamento da UNITAU, o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI), com uma vasta lista de periódicos em seu acervo, vem se fortalecendo acerca dos periódicos disponíveis, bem como dos serviços prestados para alunos, professores e funcionários.

Embora os servidores se interessem muito pelas obras de literatura, para quem deseja se capacitar, o SIBI preparou uma lista de treinamentos essenciais para o cenário acadêmico:

• Estratégias de busca nos Sistemas Sophia e Minha Biblioteca (Biblioteca digital);
  • Portal de Periódicos da CAPES;
  • Normas Acadêmicas ( Normas ABNT, Normas Vancouver e Normas APA)
  • Currículo lattes ( cadastro, atualização e busca )
  • Oficina Identificador do pesquisador: criando se ID com ORCID
  • Serviços de Alerta do Google acadêmico e Portal de Periódicos da CAPES

De todos os serviços disponíveis o de acesso ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, chama a atenção pelo volume de mais de 49 mil periódicos com textos completos e 455 bases de dados de conteúdo diverso como referências, patentes, estatísticas, material audiovisual, normas técnicas, teses, dissertações, livros e obras de referência.
A coordenadora do Sistema Integrado de Bibliotecas - SIBI, Shirlei Righetti, faz questão de frisar que apesar de o serviço ser oferecido a muito tempo, muitos funcionários ainda têm dúvidas e não sabem do benefício e afirma: “É um benefício a mais para o funcionário.”.
É possível acessar o acervo de modo presencial ou virtual e para tanto, só é preciso se cadastrar em uma das bibliotecas, levando alguma documentação que comprove o vínculo com a Universidade e uma foto 3x4. Todas as bibliotecas estão de portas abertas. Encontre aqui a unidade mais perto de você.

Compromisso com o ensino. Universidade do Futuro, UNITAU.

Bia Sanas Zamboni