Confira 6 dicas de como aproveitar as férias e se preparar para um novo semestre

22/12/2022 17h08

ALUNO, Descanso, Férias, UNITAU

Depois de todo o esforço durante o ano, com trabalhos, provas, atividades e aulas, 2022 chegou ao fim. As férias vieram em boa hora e servirão para acalmar a rotina e preparar o corpo e a mente para o próximo ciclo e para os desafios que virão.

Para isso, reunimos algumas dicas para que você descanse com qualidade de vida e bem-estar físico e mental

1. Movimente-se com o que te faz feliz

A vida é movimento, então não pare de se exercitar, caminhadas leves em contato com a natureza e exercícios vão ajudar na liberação de hormônios que aumentam o prazer e diminuem o estresse. É importante criar uma rotina. Procure deitar-se e levantar-se sempre no mesmo horário todos os dias, criar este hábito permite que o organismo reconheça o relógio interno. Esse hábito ajuda na memória e descanso.”

Profa. Dra. Wendry Maria Paixão Pereira, docente no Departamento de Fisioterapia UNITAU

2. Desacelerar é preciso

“É importante que a gente adapte o que é melhor para cada um. Uma das maneiras de se fazer isso é reduzir os dias de treino, porém não reduzir a intensidade, ou, reduzir a intensidade de treino durante todos os dias da semana.”

Prof. Esp. Luiz Antônio Cembraneli Júnior, docente no Departamento de Educação Física UNITAU

3. Alimente bem o corpo e as boas memórias

Pense pratos que tragam boas histórias. Planeje: faça a lista de compras, compre e estabeleça o tempo de pré-preparo e preparo, evitando correrias. Capriche na decoração da mesa, no ambiente e divirta-se.”
Profa. Dra. Fabiola Nejar, docente no Departamento de Nutrição UNITAU

4. Aproveite as atividades ao ar livre com responsabilidade
Evite o sol no meio do dia, entre 10h e 16h. Use e abuse de acessórios como bonés, chapéus, óculos de sol, entre outros. Procure ficar à sombra. Aplique protetor solar entre 20 e 30 minutos antes da exposição ao sol, de preferência ao Fator de Proteção Solar (FPS) 30 ou mais e de amplo espectro (proteção UVA/UVB). Reaplique a cada 2 ou 3 horas ou em caso de transpiração intensa e/ou de contato com água (mesmo aqueles resistentes à água).”
Profa. Dra. Flávia Regina Ferreira, docente no Departamento de Medicina

5. Reserve tempo para o que você ama

“Fazer algo diferente da rotina do semestre. Cuidar do corpo e da mente, praticar atividades físicas ao ar livre, encontrar os amigos, se divertir, curtir a família, os pets, se dedicar a algum hobbie, e antes do retorno, planejar e se organizar para iniciar o do novo semestre com energia e disposição para os novos desafios.”

Profa. Ma. Andreza Cristina Koga, docente no Departamento de Psicologia

6. Se prepare para uma nova fase

O período para fazer a rematrícula vai até 31/01, garanta a continuidade do seu sonho da graduação. Você consegue fazer através do MentorWeb. Marque na sua agenda e participe! As aulas estarão de volta em 13/02/23.

O descanso adequado é o que permite ao nosso corpo ter tempo para ativar os seus mecanismos internos de reparação e recuperação. Durante o período de férias, aproveite as dicas para usufruir do que você gosta e lhe faz bem. Esperamos por você em 2023!

Compromisso com o seu sonho. Universidade do futuro, UNITAU.

Júlia Almeida