Por trás do XI CICTED: conheça os bastidores do evento

10/11/2022 18h58

Servidor, Professor, ALUNO, Iniciação Científica, ciência, CICTED

 

Após dois anos com programação totalmente online, o 11º Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED) retornou ao formato híbrido em 2022. A Universidade de Taubaté, mais uma vez, abriu as portas para a troca de conhecimentos com a comunidade local e internacional, reunindo mais de 1.000 pesquisas aprovadas, 143 atividades realizadas durante as 36 horas de congresso para quase 5.000 pessoas inscritas. Por trás de um evento tão grande, nos bastidores, um grupo de cerca de 500 pessoas se uniram e, literalmente, vestiram a camisa, contribuindo com o planejamento e organização. Além de produzir Ciência, a Universidade de Taubaté também envolve toda a comunidade acadêmica e convida a comunidade externa a celebrar, viver e compartilhar a Ciência aplicada e acessível.

A Profa. Juliana Bussolotti, presidente da Comissão Executiva do XI CICTED, atuou com uma equipe de alunos e professores voluntários e comenta que os conhecimentos adquiridos durante a pandemia alargaram as fronteiras e permitiram encontros valiosos em prol da ciência na edição de 2022. “Esse desenho foi elaborado de forma a ser mesclado, para as palestras internacionais e de grande alcance. O fato também de ter um espaço remoto fez com que muitas universidades do país participassem com a gente. Isso mostra que a universidade está de portas abertas para a comunidade e ela pode receber todo mundo pra participar. Quando os alunos do Ensino Médio olharem os trabalhos dos graduandos e os graduandos os trabalhos deles, é um estímulo para vir pra universidade", avalia.

O companheirismo de Profa. Juliana Bussolotti (ao centro) e as alunas voluntárias Shayani Paula (esq.) e Mayara Cortez (dir.) ultrapassou os limites da sala de aula e tornou o clima de trabalho no XI CICTED leve e cheio de aprendizados | Foto: Jaine Monteiro (ACOM/UNITAU)

 

Tudo isso só foi possível porque alunos(as), professores(as) e funcionários(as) voluntários da UNITAU integraram as equipes formadas para apoio em diversos setores. A atenção aos pequenos detalhes, a participação ativa, o acolhimento de congressistas e a proatividade foram aspectos comuns entre aqueles que fizeram do CICTED um momento de trabalho, integração e serviço para a comunidade. Entre uma atividade e outra, lá estava Cláudia Borges Serra, auxiliar administrativo, preparando cafezinhos, conversando com as pessoas e acolhendo congressistas e professores. “Eu acredito que não fazemos nada sozinhos. É nos pequenos detalhes que fazemos o evento acontecer. Além da coordenação, há uma logística imensa para um evento grandioso. Eu me sinto grata por poder auxiliar e fazer com que tudo aconteça”, comenta.  

Claudia Borges da Silva trabalha na UNITAU há quase 30 anos como auxiliar administrativo e ficou emocionada em poder voltar a contribuir nos eventos presenciais da Universidade | Foto: Jaine Monteiro (ACOM/UNITAU)

 

Há mais de 20 anos na UNITAU, Manoel Sebastião de Jesus, servidor lotado no departamento de Obras e Manutenção, já soma muitos eventos da UNITAU no currículo e nas boas memórias. Ele atua diretamente com o Núcleo de Apoio a Eventos na montagem de estruturas. “É muito gratificante! A gente finalmente poder ver que voltou a funcionar tudo de novo é muito bom. Trabalhamos bastante, mas quando vemos tudo funcionando, é muito bom”, comenta.

Manoel de Jesus, carinhosamente chamado como "Seu Manu" (ao centro), trabalhou ao lado de Ednaldo Nacimento,(esq.) na estrutura do evento. Alessandra Borges e Rafael Assis, do Núcleo de Apoio a Eventos, também firmaram essa parceria de sucesso para que tudo saísse como o planejado | Foto: João Rangel (ACOM/UNITAU)

 

Os alunos e alunas tiveram um papel fundamental na organização. Muitos deles se dividiram entre a função como monitores e a apresentação de pesquisas, como é o caso da estudante do 8º semestre de Biologia, Mayara Cortez. “A sensação é de gratidão. Estamos desde o começo do ano construindo esse processo até chegar aqui hoje. Estou aqui como voluntária e é um imenso prazer”, relata a aluna. Já para   Nathalia Mamede, aluna do 6° semestre de enfermagem, a oportunidade de se voluntariar e ainda participar do Congresso como pesquisadora agrega na sua formação. “Sempre é bom  procurar participar de algum projeto dentro da faculdade porque todos os cursos tem atividades específicas da sua área que valem muito a pena”, conta. 

Nathalia Mamede sempre participou das atividades oferecidas pela universidade e este ano volta ao CICTED pela segunda vez, como extensionista e monitora | Foto: Jaine Monteiro (ACOM/UNITAU)

 

Com elas, cerca de 300 outros monitores atuaram durante os três dias de evento. Divididos e coordenados em equipes, eles(as) auxiliaram os visitantes e a comissão organizadora em tarefas que vão desde a recepção e entrega de crachás até o apoio com as transmissões ao vivo, por exemplo. A Profa. Dra. Raquel Abdala, membro da Comissão Executiva, explica que, mais do que auxiliar nas tarefas práticas, a função também é formativa “Os monitores bolsistas são um elemento fundamental para o sucesso do evento. Sem os monitores, nós não conseguimos organizar tudo que precisamos e também porque se trata de um evento feito para os alunos, pelos alunos e com os alunos. Nesse momento, os bolsistas aprendem muito, principalmente sobre o que é a Universidade”, explica. 

Profa. Raquel Abdala, membro da comissão organizadora do XI CICTED, em entrevista com o aluno Felipe Lindoso | Foto: João Rangel (ACOM/UNITAU)

 

O congresso reuniu pessoas de 4 a 80 anos e recebeu a todos de forma inclusiva, promovendo a acessibilidade para a participação e acolhimento. A professora Sandra Vitoriano atuou ao lado de uma equipe de intérpretes, garantindo a integração para congressistas com deficiência auditiva. “Quando um evento grande desse oferece a língua de sinais, oferece a acessibilidade em libras, é uma chance dessa comunidade, que é minoria, participar também”, avalia a professora, que exerceu múltiplas jornadas, trazendo alunos e alunas para apresentarem trabalhos e, ainda, apresentando seu projeto de pesquisa no Congresso. 

Sandra Vitoriano é professora de LIBRAS na UNITAU, atuou como membro da comissão de acessibilidade do XI CICTED | Foto: Leonardo Oliveira (ACOM/UNITAU)

 

Você pode conferir os melhores momentos do XI CICTED no  Flickr da UNITAU e no podcast PODFAZER Ciência, que entrevistou visitantes, palestrantes e pesquisadores que participaram do CICTED, sobre temas variados, englobados nas três grandes áreas do conhecimento. Esperamos você no XII CICTED, em 2023!

 

Compromisso com a Ciência. Universidade do Futuro, UNITAU.

Júlia Almeida

Maria Clara Salgado