XIX Jornada da Nutrição da UNITAU discute saúde e ética

17/10/2022 19h13

UNITAU, Jornada da Nutrição, Semana acadêmica integrada, CICTED, Aluno, Professor

Brasileiros observaram a maior expectativa de vida registrada na história do país em 2020, com uma média de 76,8 anos, uma alta de dois meses e 26 dias em relação ao ano anterior, aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse crescimento se deve a múltiplos fatores, sendo um deles a melhora nos hábitos alimentares dos indivíduos, o que confere destaque ao campo da Nutrição como um dos caminhos para o alcance de uma vida longa e saudável.

O papel de uma boa alimentação poderá ser observado na XIX Jornada da Nutrição entre os dias 18 e 21 de outubro. Com o tema “Nutrição Ciência para Todos”, o curso de Nutrição da Universidade de Taubaté (UNITAU) promove oficinas e palestras presenciais e online, onde serão discutidos tópicos da área. As ações serão abertas ao público mediante inscrição no site do XI Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED).

A jornada é uma oportunidade para alunos e interessados na área de participar de oficinas e palestras ministradas por autoridades no tema, realizar contatos e descobrir novas áreas de pesquisa. Os tópicos das palestras, que abrangem saúde e ética na mídia, foram escolhidos pelos alunos.

“A escolha dos temas foi elaborada com a demanda dos alunos. As palestras vão complementar uma curiosidade que eles têm sobre os temas propostos, como segurança alimentar, nutrição esportiva e a ética na mídia”, explica a Profa. Dra. Jaqueline Girnos Sonati, docente no Departamento de Enfermagem e Nutrição da UNITAU.

O primeiro dia de jornada  contará com quatro atividades remotas, por meio do aplicativo Zoom, no período matutino e noturno. Serão discutidos temas como as evidências científicas das “dietas da moda” e a importância da nutrição para atletas de futebol de alto desempenho.

Na quarta-feira, o evento contará com dinâmicas presenciais. O dia terá início com uma oficina de pós-graduação, seguido de quatro debates sobre temas como a nutrição na pediatria.

A jornada terá um misto de atividades remotas e presenciais na quinta-feira, incluindo duas oficinas gastronômicas e outras três palestras.

O encerramento da XIX Jornada da Nutrição acontece na sexta-feira com a oficina “Entre Cascas e Talos”, ministrada pela nutricionista Ediely Cabral, onde participantes aprenderão como aproveitar alimentos de forma integral, com receitas que utilizam partes geralmente descartadas como cascas e sementes.

A programação da jornada está incorporada ao XI (CICTED). Mais informações você confere por aqui.