A importância do descanso para a saúde mental e física

13/07/2022 20h27 ⋅ Atualizada em 14/07/2022 11h24

Aluno, Férias, Descanso

Nos últimos dois anos, a pandemia da Covid-19 trouxe consequências físicas e emocionais para pessoas do mundo todo. Após um extenso período de isolamento social, os(as) alunos(as) voltaram às salas de aulas e tiveram de passar por um processo de readaptação ao ensino presencial, agora em um novo cenário. Apesar disso, as férias dão a oportunidade de descanso e de relaxamento, que são aspectos fundamentais para manter os cuidados com a saúde mental.

Para a professora Monique Godoy, docente do Departamento de Psicologia da UNITAU, diante dessa realidade, são diversos os fatores que podem causar situações de conflito para os(as) estudantes, e lidar com situações difíceis exige muito da saúde mental, podendo também afetar a saúde física. Portanto, para amenizar esses impactos, é necessário valorizar o período de descanso.As férias, o final de semana, o feriado, eles são importantes para que a gente possa descansar, para que a gente possa colocar estressores em pausa”, orienta a Profa. Monique. Para isso, ela dá algumas dicas para você aproveitar suas férias com saúde e qualidade de vida:

• Contente-se com o que aconteceu. Não é hora de lamentar a nota que não conseguiu;
  • Orgulhe-se dos projetos que você conseguiu encerrar e daquilo que você realizou;
  • Entenda as férias como o fechamento de um ciclo para o recomeço no segundo semestre, com novas possibilidades;
  • Aproveite para se reconectar, para curtir a família, os amigos(as) e tudo aquilo que você gosta de fazer;
  • Ao fim das férias, aproveite as energias recarregadas para rever metas e planejar o novo semestre. Isso traz leveza e preparo para o recomeço.

O descanso adequado reduz o estresse, impulsiona a criatividade e melhora a produtividade. Durante o período de férias, aproveite para desfrutar do que lhe faz bem e para relaxar. Assim, você vai conseguir estar disposto(a) e preparado(a) para quando o próximo semestre começar. Bom descanso!

Júlia Almeida